Kraw PenasSwanne, de cinco anos de idade: brincadeiras e estudos no barcoSwanne e Monique pulam e brincam no convés do Yaya como se fosse terra firme. Afinal, elas não sabem o que é viver numa casa de verdade. Apesar dos longos meses de estadia em diferentes portos - na verdade, apenas 10% do tempo eles estão efetivamente velejando - a vida das meninas é o barco. Swanne nasceu na Nova Caledônia, ilha francesa próxima à Austrália. Quatro dias depois, já estava a bordo com a mãe e enfrentou um ciclone.
Na hora da foto, Swanne espalha um pouquinho de batom sobre os lábios. O pai não gosta, ela bate o pé, diz que não tira. Ataque de choro, a mãe consola. E a família vai assim resolvendo seus pequenos atritos do dia-a-dia. ‘‘Apesar de cada um ter o seu canto no barco, o espaço é pequeno e você obrigatoriamente acaba cruzando com o outro’’, diz Philippe. ‘‘Por isso é bom conversar bastante, refletir sobre as coisas’’.
Para a família, visitar outros países e conhecer novas pessoas sem ter que ir embora na semana seguinte é o mais atraente. ‘‘Não somos turistas. Vivemos um pouco em cada lugar’’, dizem.
As meninas passam do português para o francês com a maior naturalidade, e ainda entendem espanhol e inglês. Aprenderam português com a mãe, que morou no Brasil entre 1975 e 1988.

mockup