Policiais civis cumpriram, nesta sexta-feira (20), 11 mandados de busca e apreensão, sendo dez em Londrina e um na cidade de Telêmaco Borba (Campos Gerais). Os alvos são investigados por desvio de carga vencida de uma rede supermercadista, que deveria ser direcionada para o aterro sanitário. Entre os materiais que estariam sendo subtraídos estão cerveja e chocolate.

A apuração começou um junho, após o proprietário da empresa que recolhia os alimentos e bebidas perceber que os motoristas estavam mudando a rota com frequência. “O empresário registrou BO (Boletim de Ocorrência) para demonstrar a boa-fé. Ele percebeu que o caminhão que fazia a rota estava parando em dois locais diferentes”, explicou o delegado Matheus Prado.

LEIA TAMBÉM: Mulheres são presas com crânios humanos no Jardim da Saudade

Na época em que o empresário notou o problema, os dois motoristas foram mandados embora. “Ele também comunicou o fato para o supermercado. Constatamos que esse caminhão parava, inicialmente, no endereço que pertence a uma funcionária que exerce função relevante dentro do mercado e o segundo lugar pertence a um indivíduo que é comerciante, cujos familiares são donos de mercearias em bairros da cidade”, destacou.

De acordo com o delegado, a suspeita é de que os familiares exerciam o papel de receptadores dos materiais. “A princípio suspeitávamos que (os produtos) fossem destinados ao comércio. No entanto, passou um lapso temporal desde a demissão dos motoristas e até o presente momento não conseguimos encontrar nenhum destes produtos na posse dos comerciantes”, ponderou.

Os investigados negaram os crimes. “No entanto, a funcionária do mercado confessou parcialmente sua participação, afirmando que de fato recebeu algumas mercadorias em sua casa, porém, ressaltou que todas estavam vencidas e que, na visão dela, eram produtos descartáveis”, pontuou. A mulher é gerente de uma unidade e está na empresa há quase 20 anos.

FURTO QUALIFICADO

Entre os crimes que teriam sido cometidos estão furto qualificado e associação criminosa. “Nós apreendemos os celulares dos principais alvos e agora vamos realizar a extração e análise dos dados. A depender das provas que forem encontradas, poderá revelar, eventualmente, que se trata de uma organização criminosa mais complexa, com divisão de tarefas e bem estruturada”, ressaltou. A Vigilância Sanitária acompanhou as buscas e se deparou com algumas mercadorias fora do prazo de validade nos imóveis visitados.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.