Suspeita de dengue hemorrágica
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Fernando Rocha Faro<br> Reportagem Local 
Uma mulher de 27 anos pode ser o primeiro caso de dengue hemorrágica registrado no ano em Jacarezinho (Norte Pioneiro). A paciente está fora de perigo e já recebeu alta. O resultado dos exames que podem comprovar ou descartar a doença vai ficar pronto na segunda-feira.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Francisco de Souza Silva, o serviço de saúde seguiu as recomendações de tratar todos os casos suspeitos como se fossem confirmados. Uma operação bloqueio já foi realizada no bairro onde mora a paciente.
A administração municipal também vai promover um mutirão de limpeza na região do bairro Aeroporto amanhã, envolvendo 52 agentes de controle da doença.
Jacarezinho conta hoje com este caso suspeito de dengue hemorrágica e outros quatro do tipo clássico. Todos estão em fase de investigação. No ano passado, o município registrou a ocorrência de dois casos importados e um autóctone (contraído na própria cidade).
Exército - Em Cascavel, a Equipe do Programa de Controle de Endemias iniciou ontem o mutirão de limpeza na Região do Lago e no Bairro Maria Luiza, com a participação de soldados do Exército. Conforme o capitão José Honorato Ferreira, que é farmacêutico sanitarista, os 17 soldados participantes desta ação receberam treinamentos para identificar criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
O Capitão fala da importância de a população se conscientizar. ''Esta é um área de bastante vegetação e as pessoas têm de se conscientizar que uma tampinha, um copo, pneu e garrafa, entre outros, servem de criadouro para o mosquito. Esta preocupação tem de ser de todos nós'', enfatiza.


