O município de Arapongas, na Região Metropolitana de Londrina, está em alerta com os casos do novo coronavírus e, no início desta semana, a morte de um assessor na Câmara Municipal colocou a população ainda mais em alerta.

Ainda não foi confirmada a causa da morte de um assessor do vereador Paulo César de Araújo (MDB), conhecido como “Pastor do Mercado”. Informações preliminares apontam que o assessor teria apresentado alguns sintomas relacionados à Covid-19 no fim de semana e faleceu na madrugada de segunda. Em sinal de luto e respeito, a Câmara suspendeu o expediente na segunda-feira (27).

O Câmara de Arapongas se encontra em recesso parlamentar desde o dia 1 de julho e a previsão de retorno seria no dia 4 de agosto, entretanto, o vice-presidente Miguel Messias (PSL) falou sobre a possibilidade desse prazo se estender por mais alguns dias. “No início da próxima semana toda a Câmara passará por nova higienização e, se confirmada a morte do assessor por Covid-19, todos os 80 servidores farão novos testes. Dessa forma, teremos que prorrogar esse retorno, talvez, para o dia 10. Vai depender do resultado do exame também”, disse, se referindo à suspeita da morte.

De acordo com Messias, há pouco mais de um mês, o local já havia sido desinfectado, o que provocou a suspensão das atividades por uma semana. Os servidores também passaram por exames, pois havia a suspeita de coronavírus em um membro da família de um deles. “Além desses cuidados, a Câmara Municipal já vem trabalhando com revezamento entre os servidores e o atendimento foi reduzido, passando a funcionar das 8h às 14h”,completou.

CONFIRMAÇÕES

O boletim atualizado em 28 de julho aponta que Arapongas tem 1.198 casos confirmados e 29 mortes. Outros 811 casos estão em investigação e 746 já estão curados da doença. Os dados também mostram que do total de confirmados, 1.488 pessoas estão em isolamento domiciliar e 18 estão internados, sendo nove em leitos de enfermaria e nove em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). No mês de julho, o número de óbitos no município aumentou quase 400%.

A FOLHA havia conversado com o prefeito Sérgio Onofre nesta semana, após o anúncio da suspensão das atividades não essenciais a partir desta sexta-feira (31), às 22h, até o dia 2 de agosto. Ele explicou que a medida é uma tentativa de baixar a curva de transmissão da Covid-19 no município e não descartou a possibilidade de estender o fechamento do comércio por mais tempo. Segundo ele, a decisão dependerá dos resultados técnicos.

Após reuniões entre o prefeito e representantes de mercados, supermercados e Havan, na tarde deste quarta-feira, foi decidido em comum acordo que esses locais também terão suas atividades suspensas. “Neste momento, todos nós temos que fazer sacrifícios. É hora de juntos colaborarmos. Estamos com lotação total em nossos hospitais e, no momento, sem leitos disponíveis em UTI’s. O que temos visto é que muitos ainda não estão levando a sério as recomendações de saúde, que incluem uso de máscaras e não aglomeração de pessoas. Precisamos de um choque de realidade, com medidas rígidas. As pessoas não podem achar que o vírus é uma coisa normal. E o poder público entra com essa medida mais rígida para impactar, buscando respostas positivas lá na frente. Pedimos a colaboração de todos neste momento”, disse Sérgio Onofre.

Estão suspensos os serviços de lojas de comércios varejistas e atacadistas; cinemas e demais locais de eventos; restaurantes, bares, pubs, lanchonetes, lojas de conveniência, casas noturnas, tabacarias, boates, salões de festas e similares; clubes, associações recreativas e similares; áreas comuns, salão de festas, playgrounds, piscinas e academias de condomínios; missas, cultos e atividades religiosas que envolvam aglomeração de pessoas; feiras livres e similares; chácaras de lazer destinadas à locação para eventos festivos e similares; academias, estabelecimentos destinados a atividades esportivas, danças e afins; Lotéricas, serviços bancários e afins; distribuição e venda de gêneros alimentícios, como padarias, açougues, mercearias, “vendas”, mercados, supermercados, hipermercados e afins; barbearias, salões de beleza, estética e afins; praças e demais locais de acesso público destinados à recreação ou à atividades físicas, etc.

PÓS-ÓBITO

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Arapongas, Fernanda Golas Trombini, no caso do assessor, a amostra foi coletada pós-óbito e enviada para Curitiba. "Têm mais 14 casos como o dele aguardando o resultado dos exames”, destacou.

Sobre a curva de transmissão do município, Trombini ouviu especialistas, infectologistas, de que o pico no município foi atingido agora. “Estamos atualmente no que as pessoas têm chamado de platô. Arapongas vai seguir um período com número elevado de casos até conseguir descer, mas não sei dizer quanto tempo esse platô irá durar. Dizem que ainda irá durar algumas semanas para depois começar a descer. É um processo normal. A gente estava atrás nisso em relação a alguns estados e agora atingimos o que eles atingiram anteriormente. Passaremos por um período complicado, mas é o estágio natural da doença.” (Colaborou Vítor Ogawa)

(Atualizada às 18h34)