O projeto de Suporte Psicológico Covid-19 oferece atendimento psicológico gratuito e on-line para servidores públicos, paciente com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 e seus familiares. Pelo telefone exclusivo (43) 99625-5345, que funciona em horário comercial, é possível ligar ou mandar mensagens no WhatsApp agendando o atendimento. A iniciativa é desenvolvida pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) em parceria com a secretaria Municipal de Saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Suporte psicológico gratuito e on-line em Londrina
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Participam do projeto mais de 60 psicólogos voluntários, além de alunos de graduação e pós-graduação e professores da UEL. No início, o suporte era ofertado a funcionários e pacientes do Hospital Universitário de Londrina e seus familiares. Agora, é estendido a todos os servidores públicos que atuam, direta ou indiretamente, no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. E continua assistindo pacientes com a doença e seus familiares, mesmo que não tenham sido internados no HU.

O serviço pode ser acionado ainda pelo Disque-Coronavírus (0800-400-1234). Este canal também oferta apoio psicológico a toda população, por meio de profissionais do Nasf. Caso seja identificado que o usuário precisa de um acompanhamento por mais tempo, ele pode ser encaminhado ao Suporte Psicológico UEL Covid-19, para cerca de quatro atendimentos com profissionais ou acadêmicos de psicologia.

“Os psicólogos voluntários acolhem os pacientes, em chamadas on-line pré-agendadas, então é uma ferramenta importante para quem está em isolamento e respeitando as recomendações, mas que tiveram a saúde mental afetada de alguma forma. O atendimento on-line é realizado sem que o paciente precise se deslocar até um serviço de saúde. Avaliamos a integração dos serviços de forma muito positiva, e há capacidade de ampliarmos os atendimentos", relata a coordenadora do Programa Saúde da Família da secretaria, Vânia Cristina da Silva Alcântara,

De acordo com a psicóloga clínica do projeto Suporte Psicológico Covid-19, Vanessa Santiago Ximenes, todas as pessoas contempladas pelo serviço podem vir a apresentar algum sofrimento psicológico em função da pandemia. “Dentre eles, ansiedade, depressão e dificuldade de relacionamento social. Os sinais que indicam que a pessoa precisa de um auxílio incluem mudanças de comportamentos, irritabilidade, alterações no sono ou apetite, diminuição na vontade de realizar atividades que antes eram prazerosas, sentimentos de desesperança e desânimo, entre outros”, detalha.

Além das consultas remotas, o projeto também publica, em suas páginas no Facebook e Instagram (@psicouel.covid) informações sobre temas como suicídio, morte e o processo de luto, violência doméstica, cuidados individuais para evitar a contaminação e transmissão do novo coronavírus, valorização dos profissionais que atuam na linha de frente, autocuidado e fortalecimento de vínculos.