Nesta sexta-feira (16), 52 pessoas aguardam uma vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto do HU (Hospital Universitário) de Londrina. As informações são da diretoria do hospital, que divulga boletim diário com a taxa de ocupação dos leitos na unidade.

Imagem ilustrativa da imagem Superlotação: 52 pessoas aguardam leito de UTI no HU de Londrina
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo FOLHA

Segundo o documento, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto exclusivos para a Covid-19 é de 109%; nas enfermarias exclusivas, a taxa de ocupação é de 88%; e na UTI pediátrica, a ocupação é de 18%. O hospital mantém todos os leitos exclusivos em operação, que são constituídos de 96 vagas de enfermaria, 66 de UTI adulto e 14 de UTI pediátrica.

Por conta do alto número de pacientes, o hospital informa que atualmente há pacientes de Covid-19 internados e leitos não exclusivos, “o que pode comprometer a capacidade técnica do hospital em receber a demanda da rede de urgência e Emergência”, afirma a nota.

O Pronto Socorro do hospital está recebendo os pacientes por meio de fluxo organizado e regulado pelos órgãos competentes, portanto, a diretoria pede que não haja Procura Direta no atendimento para garantir que esses pacientes recebam atendimento seguro.