SUA SAÚDE
Você já deve ter visto pessoas que nasceram com manchas arroxeadas na pele, de variados tamanhos e formas, no rosto ou membros. Pois bem, estas são formas de hemangiomas, ou alterações da vascularização, que podem ocorrer também em órgãos internos, sendo o fígado o mais comumente acometido.
Neste órgão, um tufo ou novelo de vasos (venosos ou arteriais) assume formato geralmente esférico, que pode ser pequeno ou grande, mas que não traz maiores consequências ao portador. Só devem ser tomadas medidas terapêuticas (embolização, ou entupimento dos vasos, para que a circulação cesse) se o hemangioma tiver mais do que 5 centímetros de diâmetro, pela possibilidade de sangramento. Em casos raros podem calcificar-se espontaneamente.
Em relação à degeneração gordurosa do fígado, consiste na deposição de tecido gorduroso no interior das células hepáticas, e surge, na maioria das vezes, como consequência da obesidade ou de distúrbios no metabolismo dos ácidos graxos. Pode estar relacionado ao uso de bebidas alcoólicas também. Alguns autores acreditam que esta fase possa ser o passo inicial para uma cirrose, se a pessoa continuar bebendo após a constatação da situação.
Muitas vezes, a degeneração gordurosa, também chamada de esteatose hepática (esteato = gordura, em grego), é encontrada pelo médico ultra-sonografista em exames de rotina, ou em exames laboratoriais solicitados com outra finalidade. Embora haja controvérsias, este achado exige apenas acompanhamento, principalmente no que tange a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos para a perda de peso. Com esses cuidados, a situação pode se estabilizar.
Roberto Menoli, gastroenterologista





