Minha neta é muito ativa e faz 7 anos em junho. Ela não dorme de dia. À noite, lá pelas 23h, temos que levá-la para cama e o sono só chega depois de uns 30 minutos. Sua estatura está na curva mínima. O que devemos fazer?

Nessa pergunta há três pontos que merecem ser discutidos. O primeiro é a dificuldade atual das crianças dormirem. É difícil esperar que elas durmam cedo diante de todos os estímulos que recebem. Ficar assistindo tv ou jogando videogame à noite são motivos para as crianças não conseguirem dormir. Na sua pergunta mesmo você responde que após 30 minutos no quarto, em silêncio, a criança dorme. Isso ocorre porque é o tempo necessário para que ela ''desligue'' e consiga dormir.

É importante que a última refeição pesada seja feita pelo menos duas horas antes do horário de dormir como também evitar exercícios físicos, televisão e outras atividades estimulantes. A hora que a criança acorda também é importante. Se ela acorda às 10h, por exemplo, não irá dormir à tarde e muito menos ir para a cama cedo à noite.

O segundo ponto é a descoberta que o hormônio responsável para o crescimento da criança é secretado durante a noite. O sono adequado é necessário para o correto desenvolvimento da criança, não só para o crescimento, mas também para o aprendizado. Uma criança que não dorme direito não consegue aprender. As horas de sono necessárias variam de pessoa para pessoa.

Devemos lembrar que o mais importante para estatura final da criança não é o número de horas que ela dorme e sim a programação genética dela o que ela herdou dos pais. Não adianta esperar que a criança tenha estatura de um jogador de basquete se seus pais são baixos.

Por fim, vale a pena fazer algumas considerações sobre as curvas de crescimento. Esses gráficos foram delineados a partir de dois estudos norte-americanos que avaliaram 20 mil crianças de zero a 18 anos. Com os resultados, foram criados gráficos para peso por idade e outro para estatura por idade. Cada gráfico é constituído por três curvas, sendo a curva do meio correspondente à média, significando que 50% das crianças estudadas estão abaixo ou acima dessa curva.

A validade maior da curva não é para uma avaliação pontual, mas para acompanharmos se as crianças estão crescendo e ganhando peso adequadamente seguindo a ''velocidade'' da curva. É importante levar em consideração que a população estudada não era brasileira e que o estudo foi realizado há 30 anos, o que não condiz com a nossa realidade.

Gina B. Schiavon, pediatra

[email protected]

mockup