Minha filha de um ano e dez meses sofre de secreção purulenta (pus) no ouvido há pelo menos um ano. Já foi tratada várias vezes com medicação, mas nada resolve. O que pode ser feito? Apesar do tratamento, por que o problema sempre volta?
E.S., auxiliar de serviços gerais

Sua filha possivelmente tem o diagnóstico de Otite Média Crônica, situação em que há uma perfuração permanente na membrana timpânica. Essa membrana normalmente funciona como uma ''barreira'' contra agressões externas e o seu rompimento torna o ouvido médio ''desprotegido'' e sujeito a infecções de repetição, principalmente quando ocorre entrada de água no conduto.

O quadro deve sempre ser tratado pois as constantes reinfecções podem levar a sequelas irreversíveis na audição ou ainda evoluir para uma modalidade de Otite Média Crônica chamada de Colesteatomatosa, com formação de uma tumoração (não maligna) que cresce continuamente, levando à destruição do Ouvido Médio, podendo seguir com infecções e diminuição ou até perda da audição, caso não seja diagnosticado e tratado corretamente.

O tratamento da Otite Média Crônica inclui controle da infecção (em geral gotas tópicas), proteção contra entrada de água ou, se houver indicação, o tratamento cirúrgico, com colocação de tubo de ventilação, que visa evitar novas infecções e secundariamente recuperar a audição daquele ouvido.

Consulte seu pediatra que fornecerá todas as orientações e encaminhamentos que julgue necessário. Mais informações sobre diferentes tipos de otites poderão ser obtidas no site: www.unifesp.br/dotorrino/orl/info/otites.htm

Margarida Fernandes Carvalho, pediatra

Perguntas para a coluna Sua Saúde podem ser feitas pelo (43) 3374-2158, das 8h às 12 horas, e pelo [email protected]

mockup