SUA SAÚDE - NUTRIÇÃO
Médicos do Hospital do Coração de São Paulo (HCOR), em parceria com o Ministério da Saúde, criaram a dieta cardioprotetora. Ela é desenvolvida para pessoas que já sofreram infarto ou derrame ou que correm maior risco desses problemas por causa de hipertensão e colesterol alto. A receita substitui alimentos como atum, castanha e azeite por outros itens baratos e acessíveis no país, como sardinha, milho, sopa de feijão e tapioca.
O cardápio inclui alimentos típicos de cada região do Brasil, além do arroz e feijão, presentes em todas as regiões. Nordeste, por exemplo, existem as frutas típicas, como o cajá e o cupuaçu, que também são encontrados no Norte. do país.
A dieta recomenda mais alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras e com menos gordura, sal e açúcar. Os ingredientes naturais encontrados nas frutas, verduras, legumes, como minerais, vitaminas e fitoquímicos, são antioxidantes que previvem doenças cardiovasculares. É preciso ingerir alimentos com alta quantidade de fibra, que ajudam também na prevenção de doenças cardiovasculares e no bom funcionamento intestinal.
Para conferir os resultados, 120 pessoas com problemas de coração fizeram a dieta durante oito semanas. O colesterol dos participantes diminuiu e eles ainda emagreceram.
Ministério da Saúde





