A sensação de ardência ou dor ao urinar, conhecida como disúria, é uma das queixas mais comuns na urologia. Geralmente está relacionada à inflamação do trato urinário baixo: uretra (uretrite), bexiga (cistite) ou próstata (prostatite, somente no homem). Dentre essas a mais frequente é a cistite bacteriana.
As infecções do trato urinário baixo (ITU) são bastante prevalentes em qualquer população, afetando faixas etárias específicas de pacientes. Entre os recém-nascidos, a ITU é mais vista em meninos do que meninas. Na idade dos adolescentes e adultos jovens, a maioria dos casos ocorre em mulheres.
Já entre os idosos, a ITU acontece em maior número no sexo masculino. O diagnóstico e tratamento das ITUs baixas são bem simples e acessíveis a qualquer profissional médico. O quadro clínico característico é reconhecido pela disúria, dor em baixo ventre e aumento no número de micções. A análise do sedimento urinário (ou Urina I), popularmente conhecido como ''exame de urina'', confirmará a infecção pelo aumento do número de leucócitos, entre outros sinais.
Além deste exame é fundamental a realização da cultura urinária, que mostrará a espécie bacteriana, bem como sua suscetibilidade aos antibióticos, norteando o tratamento mais adequado.
De um modo menos corriqueiro a disúria pode ser uma manifestação de cálculo na bexiga ou na uretra, inflamações não bacterianas ou mesmo de origem psicológica. Somente uma consulta médica detalhada poderá fazer o diagnóstico correto e promover o melhor tratamento para cada caso.
Juliano Plastina, urologista