Rubens Burigo Neto
Especial para a Folha
Em pouco menos de um mês a organização não-governamental Sociedade de Proteção à Vida Selvagem (SPVS), de Curitiba, já recolheu mais de 5 mil baterias de aparelhos de telefones celulares analógicos e digitais. ‘‘Pelo curto prazo da campanha, estes números são muito expressivos’’, comemora Clóvis Borges, diretor executivo da SPVS.
A campanha ecológica é realizada na área de abrangência da Tele Celular-Sul; empresa de telefonia móvel que opera no Paraná, Santa Catarina e Pelotas (RS). Os usuários levam as baterias nas lojas autorizadas da empresa e, em troca, recebem uma camiseta por cada aparelho entregue.
A intenção é evitar que as baterias sejam manuseadas como lixo comum, antecipando-se à resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que deve vigorar a partir de janeiro do ano que vem. Pela nova legislação, os fabricantes e importadores de baterias e pilhas serão obrigados a receber de volta e solucionar a questão da armazenagem dos equipamentos usados. No Brasil, calcula o Conama, 11 toneladas de baterias de celulares foram descartadas junto com o lixo doméstico nos últimos quatro anos.
Poluição grave ‘‘Nos depósitos de lixo comum, os metais pesados que são usados nas baterias podem vazar, trazendo danos irreparáveis ao meio ambiente e ao homem‘‘, alerta Borges. Desde o começo do ano, cerca de 1,5 toneladas de baterias e pilhas inutilizadas foram colocadas em cápsulas de concreto e enterradas na Central de Tratamento de Resíduos Industriais, na Cidade Industrial de Curitiba. O material recolhido pela campanha da SPVS vai ficar armazenado numa transportadora, até que o volume seja suficiente para ser devolvido aos fabricantes.
Ainda não existe no país uma fábrica para reciclagem de baterias. Uma indústria multinacional vai enviar as baterias recebidas da SPVS para serem recicladas na França. ‘‘Os Estados Unidos, apesar de fabricar estes equipamentos, não os aceita de volta para reciclagem, porque os considera lixo tóxico’’, lamenta Cláudia Belfort, diretora de desevolvimento da SPVS.

mockup