“Quem diria que eu iria valorizar o simples ato de andar? Tudo ganhou outro sentido agora e se eu choro hoje é de felicidade”. A emoção toma conta da técnica de enfermagem Maria Regina Pelegrini, 57, a cada lembrança dos dias que lutou contra o novo coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem 'Sou a prova viva de que todos devem se cuidar contra esse vírus'
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Ela foi uma das primeiras pacientes com a doença a ser atendida no HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O quadro de febre acompanhado de falta de ar e incômodo na região da garganta levaram Pelegrini a uma internação no dia 24 de março e que durou 73 dias.

Destes, 32 ela passou entubada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “Não me lembro de nada, mas minha família me contou que os médicos chegaram a ligar para eles para dizer que tinham feito de tudo, mas que eu não estava respondendo ao tratamento. Isso aconteceu por diversas vezes”, relata.

Uma das filhas de Pelegrini também foi infectada pelo vírus, mas não teve complicações como a mãe. “Estou bem, com um pouco de sequelas, mas tentando me recuperar com confiança. Sou a prova viva de que todos devem se cuidar contra esse vírus. Não tenho comorbidades e nem problemas respiratórios”, afirma.

Pelegrini não trabalha no HU, mas contou sua história nesta manhã de terça-feira (6) durante o plantio simbólico da 49ª peroba do Bosque Perobal, no campus universitário. A cada ano, o ato marca os anos de atividades da universidade e presta uma homenagem a quem faz a diferença em toda a comunidade.

Imagem ilustrativa da imagem 'Sou a prova viva de que todos devem se cuidar contra esse vírus'
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

ESTRUTURA

Em 2020, o trabalho do HU foi reconhecido pela dedicação de todos os profissionais e pelos pacientes atendidos e recuperados da Covid-19, como é o caso de Pelegrini. As estruturas física e humana da instituição tornaram o Hu referência no tratamento da doença em toda a macrorregião Norte do Paraná. Desde o início da pandemia já foram atendidas 4.472 pessoas com sintomas da doença.

Para atender a todos esses pacientes, a instituição conta com o trabalho de mais de 2 mil pessoas. Segundo a diretora administrativa do HU, Daiane Cardoso, deste total de profissionais, 283 já testaram positivo para a Covid-19 e atualmente um técnico de enfermagem está internado.

“Tivemos o óbito de um servidor no início da pandemia, mas o hospital ainda não tinha casos da doença. Ele teve contato com vírus fora do HU”, comenta. “Para atender todos esses trabalhadores com segurança e na questão clínica e psicológica, montamos um ambulatório exclusivo. É surreal tudo o que temos vivido nesses meses, mas o HU se levantou bravamente diante da pandemia”, completa.

Cardoso cita que só de UTI, o HU conta hoje com 80 leitos. “Passamos de 293 para 451 leitos para atender todas as especialidades e não só Covid-19. E isso se deve a muitos envolvidos, incluindo a sociedade em geral, que também nos ajudou e ajuda muito. Então, hoje todos estão sendo representados. É uma história que vamos deixar como legado e agora é o momento de esperança”, diz.

Dados da assessoria do hospital apontam que desde o início da pandemia até sexta-feira (2) foram 1.400 casos confirmados. Destes, 69 se encontram internadas e 248 foram a óbito.

Imagem ilustrativa da imagem 'Sou a prova viva de que todos devem se cuidar contra esse vírus'
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

ATIVIDADES

Durante o plantio da peroba, o reitor Sérgio Carvalho lembrou que a universidade existe para a humanidade. “Existimos para a vida e fica aqui todo nosso respeito aos profissionais de saúde. Nesta pandemia, muitos tiveram redução de salário, do valor das horas extras, mas nenhuma vida foi deixada de lado por conta disso", disse.

O plantio ocorreu na véspera do aniversário de reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura da instituição, comemorado em 7 de outubro de 1971, e marca simbolicamente os 49 anos de atividades da UEL. Para manter as atividades acadêmicas e administrativas em funcionamento, atualmente a UEL conta com 4.306 servidores, entre técnicos-administrativos e docentes.

A UEL oferta 52 cursos de graduação – um curso EAD – e cursos de pós-graduação. Entre os programas de pós-graduação são 66 cursos de especialização e um EAD, 32 doutorados e 49 mestrados, além dos Programas de Residência, principalmente na área de saúde.