Uma menina de aproximadamente sete anos, surda e muda, foi encontrada há 15 dias pelo SOS Criança da Prefeitura de Curitiba. Ela vagava pelas ruas do centro da cidade, quando foi recolhida por moradores da região. A menina, que recebeu o nome de Maria, foi entregue ao Centro de Reabilitação da Audição e da Fala (Craf) até que seja identificada.
Ontem o Juizado da Infância e da Adolecência autorizou a divulgação de fotos e imagens da menina, na esperança que os pais apareçam. Caso os pais não sejam encontrados, ela será encaminhada para uma instituição em Castro. É que em Curitiba, o Craf é a única entidade pública capaz de atendê-la. Qualquer informação ligar para 345-4722.
Quando foi encontrada, Maria vestia apenas calça azul e camisa vermelha, com listras finas brancas. Entretanto, o que está intrigando as assistentes sociais é que ela carregava uma mochila onde guardava uma muda de roupa para trocar quando a que vestia estava suja. ‘‘É estranho, pois parece que ela fugiu, mas também pode caracterizar abandono’’, comentou a assistente social Alice Maria Gomes.
Maria está no Craf há pelo menos dez dias e de acordo com Alice Gomes, se adaptou muito bem ao novo ambiente. Embora não saiba nenhum dos sinais característicos da linguagem dos surdos e mudos, a menina tem conseguido se comunicar apontando o que deseja. A professora Rejane Assunção, que também é surda e está trabalhando com a menina, disse que ela é muito alegre.
Alice Gomes disse que Maria foi examinada pelos médicos e fonoaudiólogos da instituição. ‘‘Os exames indicam que ela tem deficiência auditiva e problemas nas cordas vocais’’. Os médicos só não conseguiram determinar o que causou dos problemas.

mockup