Segundo a psicóloga analítico-comportamental Hellen Mello, de Londrina, a aproximação dos comerciantes surgiu da necessidade de ajuda que as pessoas possuem. ''Nós somos seres sociais e precisamos um do outro. Por comodidade e por motivos de segurança conversar pelas redes sociais é mais prático do que pessoalmente e isso acontece desde o advento do telefone, mas chega um momento que esse relacionamento a distância não é suficiente'', afirma.
A psicóloga explica que a vida moderna pede que esse relacionamento seja mais próximo. ''Seja como empresa ou como pessoa as pessoas precisam uma das outras para sobreviver à violência'', destaca. Ela afirma que as pessoas, durante muito tempo se isolaram não por imoralidade, mas por falta de tempo e que isso acontece sem que elas percebam. ''As pessoas acabam dificultando os relacionamentos pela carreira, pela família e a própria vida da gente acaba levando para um individualismo.''
Hellen afirma que alguns acontecimento movem as pessoas a se unirem, como as causas humanitárias, mesmo que seja em países distantes, como aconteceu durante o tsunami que assolou o Japão. ''As tragédias geralmente geram esse tipo de sentimento porque as pessoas no fundo pensam na sobrevivência da espécie'', explica. (V.O.)