Mostrar que a solidariedade deve ser uma bandeira universal levantada por todas as pessoas, independentemente de suas crenças religiosas. Seguindo essa premissa, lideranças do Grupo de Diálogo Interreligioso (GDI) convocaram integrantes de igrejas, seitas, filosofias e diversas outras entidades religiosas para participar de uma grande campanha de doação de sangue ao Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina. A atividade acontece das 9 horas às 17 horas deste sábado (21).

"Essa ideia surgiu em uma das reuniões bimestrais realizadas pelo GDI. Nossa intenção é passar uma mensagem de harmonia, paz e ajuda ao próximo. E nada melhor do que mostrar como isso pode ser feito na prática", afirma Daniel Firmino, membro da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele explica que o grupo existe há quatro anos e é formado por representantes de 17 religiões ou filosofias religiosas existentes em Londrina. "Contamos com integrantes das igrejas Católica e Evangélica, além de mormons e representantes do judaísmo, islamismo, budismo, umbanda, seicho-no-ie e candomblé, entre outras", detalha.

O principal objetivo do grupo é possibilitar uma convivência pacífica entre praticantes de religiões diversas. "A proposta de criação do GDI surgiu por iniciativa da Associação Médica de Londrina e do Conselho de Cultura de Paz de Londrina. A cada reunião um representante de determinada religião ou filosofia fala um pouco sobre suas crenças, rituais, estudos e história das suas raízes. Para nós, da Igreja Católica, esse respeito à fé alheia já faz parte do estudo teológico e é uma prática bastante estimulada pelo Papa Francisco", destaca o padre Wagner Rodrigues, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ibiporã.

Imagem ilustrativa da imagem Solidariedade ecumênica


A meta da campanha de doação de sangue promovida pelo GDI é atrair cerca de 60 doadores ao Hemocentro. "Achei essa campanha uma excelente maneira de abraçar a sociedade como um todo. Já sou doador de sangue há muitos anos e fiz questão de vir prestigiar essa bela iniciativa do GDI", afirmou o advogado Jerônimo Francisco Neto (foto), membro da comunidade Fé Bahá'í. "Ajudar o próximo é o principal objetivo da filosofia Cultura Racional, inspirada no livro Universo em Desencanto. Participar de uma campanha de doação de sangue é uma oportunidade de por em prática tudo aquilo que a gente mais acredita que é a importância de espalhar a paz e o amor pelo mundo", resumiu a aposentada Iracema Zaminelli.

O Hemocentro fica localizado na Rua Claudio Donisete Cavaliere, 156, Jardim Aruba, num prédio anexo ao Hospital Universitário. As doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta, das 13h às 18h30; e aos sábados, das 8h às 17h30. Para fazer a doação é necessários ter idade entre 16 e 69 anos, pesar 50kg ou mais, estar bem alimentado.