Solidariedade alimenta 600 pessoas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de julho de 1997
Curitiba 
DivulgaçãoReforçoSueli Vargas da Silva, moradora na Cidade Industrial de Curitiba, alimenta seus dois filhos com as doações do programa Refeições SolidáriasSobras de alimentos de boa qualidade servidos a trabalhadores de indústrias, por empresas de refeições industriais e condomínios estão garantindo a alimentação diáária de aproximadamente 600 pessoas em Curitiba. Os alimentos são repassados dentro do programa Refeições Solidáárias, uma parceria de cinco anos entre a Prefeitura de Curitiba e 45 participantes, entre empresas e organizações não-governamentais.
Mensalmente, os participantes repassam 6,1 toneladas de alimentos a associações de bairro e a entidades assistenciais, que preparam e distribuem as refeições. O programa é muito simples. Não fazemos nada mais do que dar a destinação correta a alimentos de boa qualidade que, de outra forma, seriam jogados fora, diz o secretáário municipal do Abastecimento, Delmo de Almeida Filho.
Para muitas pessoas, o programa é a única fonte de nutrição. É o caso de Sueli Vargas da Silva, moradora na CIC, mãe de duas crianças e gráávida da terceira, cujo marido faz trabalhos esporá© ádicos como jardineiro. Sueli integra a lista de famílias cadastradas pela Associação Beneficente Itamarati, que recebe diariamente cerca de 30 refeições doadas pela Equitel S/A. A empresa participa do programa desde sua implantação.
O garçom e vendedor Umberto Terenzo trabalha voluntariamente para o programa. Diariamente, ele recebe o alimento doado pela Equitel e o transporta até a Associação Itamarati. Denise da Silva Daros é outra voluntáária. Tem gente que chega chorando na associação e sai feliz porque tem o que comer, observa.
O Posto de Gasolina Salum, no Pinheirinho, também dáá sua contrituição ao programa, doando mensalmente 50 litros de gasolina para abastecer a Brasília da Associação Comunitáária do Jardim da Ordem, no Tatuquara, que recolhe sobras de refeições da Kvaerner Tecnologia para Celulose. A Kvaerner entra com a infra-estrutura e a Sodexho do Brasil, responsável pela alimentação terceirizada dessa e de outras empresas da Cidade Industrial, faz a doação do alimento. O programa beneficia 40 famílias de sua comunidade.
Por conta própria, com recursos de associados e de comerciantes, a entidade compra e distribui mensalmente oito cestas báásicas de 22 quilos cada uma. A entidade adquire os produtos do Armazém da Solidariedade, da prefeitura, por preços 30% menores que os de mercado e os repassa para famílias carentes. Quanto mais somarmos em parcerias, mais benefícios traremos à comunidade, afirma.
O Clube de Mães Coração de Maria pega as refeiçõees na empresa Inepar, doada pelo Bufê Quero-Quero, e as distribui às famílias carentes da Vila Verde.
Os empresários interessados em participar do programa devem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Abastecimento pelo telefone 263-2627.


