Um atirador do Tiro de Guerra (TG) de Londrina foi preso, ontem pela manhã, depois de ter cometido pelo menos três assaltos na noite anterior. Jonatas Luis da Silva, 19 anos, faz parte da turma de 200 jovens que iniciaram o serviço militar em março deste ano.
Segundo a polícia, junto com Silas Monteiro dos Santos, 18, e Luis Augusto de Freitas, 19, Jonatas teria participado de uma série roubos a transeuntes na região da Avenida JK (Área Central). Um dos rapazes ficava dentro de um veículo, enquanto os outros dois saíam à rua armados com um revólver e uma pistola de brinquedo. As informações são do delegado de plantão da 10 Subdivisão Policial, Airton Simplício.
''Eles já tinham cometido vários assaltos quando passaram de carro em frente à 10 SDP (Área Central). Uma vítima que estava na delegacia para prestar queixa reconheceu o veículo, e eles foram pegos pouco depois'', contou.
Ontem pela manhã, o avô de Freitas, que também conhecia os outros dois rapazes, esteve na delegacia e se mostrou desconsolado. ''Cuidei desse menino desde que nasceu, porque o pai dele não valia nada. Até completar 18 anos, fez tudo certinho, depois começou a se envolver com coisa errada'', relatou Mauro Ferreira de Freitas, 61 anos.
O sargento do TG, Amilton Fernando Marques, reuniu meia dúzia de soldados armados e foi buscar Jonatas pessoalmente na 10 SDP. O atirador ficará detido na unidade do Tiro em Apucarana, à disposição da Justiça. ''A conduta militar dele era normal. A gente fica constrangido, mas ele está sujeito a cometer um delito como qualquer cidadão'', comentou.
Segundo Marques, o rapaz deve ser excluído das fileiras do Exército e poderá perder a carteira de reservista durante quatro anos.

mockup