SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
A manchete da A edição de ontem do jornal O Estado de S.Paulo trouxe uma reportagem feita por Fábio Fabrini e Andreza Matais, sobre os empréstimos concedidos ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, pelo Banco Mercantil do Brasil, no valor de R$ 1,4 milhão, a juros especiais, bem mais baixos. Tudo seria normal, se não fosse ele o relator de processos no STF de interesses do banco, como alguns em que o Mercantil questiona contribuições ao INSS e alíquotas do Cofins. O estabelecimento bancário não quis se pronunciar a respeito, afirmam os repórteres do Estadão. José Dias Toffoli, paulista de Marília, foi sempre ligado ao PT. Foi da AGU e também subsecretário do ex-ministro José Dirceu, na Casa Civil. O fato de ter sido reprovado em dois concursos para juiz de Direito não impediu ele de chegar a ministro do STF, nomeado pelo atual governo. E ficou a pergunta: há ou não conflito de interesses nesse caso reportado pelo histórico jornal paulista? Acho que, no mínimo, o ministro Toffoli deveria se dar por impedido em qualquer ação que envolvesse o citado banco.
Esse Banco Mercantil do Brasil é de porte médio, tem sede em Belo Horizonte, e possui 150 agências em todo o Brasil.

Acontecerá hoje, às 19 horas, na Unifil, a aula inaugural do inédito curso de pós-graduação sobre "Capacitação para enfrentar perdas agrícolas". Será no campus Palhano e José Roberto Ricken, superintendente do Sistema Ocepar, falará sobre "Cooperativismo e Agronegócio". A coordenação será da professora Maria Cristina Zborowski, doutora em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal do Paraná.

A pós-graduação do Instituto da Família promoverá dia 12 vidouro a palestra "A espiritualidade como recursos terapêutico", com Mark W. Baker, autor do best-seller "Jesus, o maior psicólogo que já existiu". Mark é PhD em psicologia clínica e terapeuta de casal e família, integra a Associação Americana de Psicologiae também é docente da pós do Fuller Graduate Scholl of Psycology, a palestra será no auditório da FTSA, a partir das 19 horas. Na ocasião, ele lançará o livro "The Power of Jesus". A participação será gratuita, mas limitada.

O contabilista e ex-vereador Carlos Kita, fundador do Escritório Fiel, está comemorando os 50 anos de suas atividades na cidade. Kita foi vereador durante cinco mandatos, portanto 24 anos no Legislativo local, onde foi presidente também. Foi ainda presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina e vice-presidente da Federação Paranaense de Contabilistas.
Um grupo de norte-americanos almoçava ontem no Restaurante Alameda. E alguns deles experimentaram e gostaram das sobremesas de doces caseiros.

O londrinense João Paulo Medeiros já programou para setembro próximo nova pescaria no Rio Negro, no Amazonas. Vai atrás de tucunarés gigantes, um peixe que desafia os craques dos anzóis. E mais: João Paulo criou um blog para mostrar fotos e histórias de sua paixão pelos peixes: é o www.historiadepescador.com.
O vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, acaba de assinar a homologação de licitações para seis grandes obras no Paraná. O valor é de R$ 16 milhões. Entre as principais ações estão as construções de dois novos centros estaduais de educação profissional, sendo um em Maringá e outro em Medianeira. E ainda estão autorizadas as obras de reformas no Colégio Estadual Ambrósio Bini, em Almirante Tamandaré.

Será eleito sábado o Conselho Administrativo da Caapsml, para o mandato 2014-2017. O pleito será entre 10 e 20 horas, na sede da autarquia, à Avenida Duque de Caxias, 333. Serão escolhidos seis membros efetivos, quatro dos segurados ativos, um dos inativos e outro eleito entre todos os servidores do órgão. Os candidatos são Karen Bettina de Ortiz, Marcello Miranda Lima, Joaquim Domingues de Oliveira, Carlos Augusto Lovo, Daniela Dias Augusto, Gilberto Alves de Lima, Elias Floriano, Maria das Graças Vicelli, Rosangela Cebulski, Maria Wrobel e Luiz Evaldo Ferreira, João Bosco Dantas e Ana Paula Pereira.
A agência de propaganda Engenho, de Walduir Pagani, está comemorando seus 40 anos de atividades em Londrina. É a que mais prêmios conquistou e a de maior tempo de atuação na região. Foi homenageada pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) durante o "Pappo de Galo", evento mensal que reúne publicitários, representantes de veículos de comunicação e outros sócios da entidade para conversa informal.




