Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
Beto e o joelho de porco - O governador Beto Richa esteve em Rolândia, na última sextda-feira, jantando e participando dos festejos da 24a Oktoberfest, evento onde foram consumidos 22 mil litros de chope e 15 mil pratos típicos. Beto disse que foi o melhor joelho de porco que já comeu e elogiou também o marreco recheado à moda alemã. Jantou com o prefeito Johnny Lehmann, seu anfitrião, e vários vices-prefeitos da região, convidados pela vice rolandense Sabine Giesen, que ao lado de Odair Chiquetto, cercaram os visitantes de atenções. O presidente da Oktoberfest, Antenor Soares Bem, recebeu cumprimentos gerais pelo êxito da promoção
Camarotes no Supertouros

Ficamos sabendo das atrações para os dois camarotes que serão montados no Supertouros 2011 da Sociedade Rural e não temos dúvidas em afirmar: vai receber muita gente e fará sucesso. A julgar pelas presenças femininas que foram anunciadas pela Santarena Eventos, parceira da entidade na promoção. Com o presidente Gustavo Andrade e Lopes, ainda nos Estados Unidos, coube ao vice Roberto Palazzo Barros, comandar a apresentação do evento ontem pela manhã, perante a mídia londrinense. E coube ao superintendente José Carlos Bruno de Oliveira detalhar as atrações. O Supertouros acontecerá de 11 a 14 de novembro no Parque Ney Braga. Jorge e Mateus, Edson e Hudson (que voltam a cantar juntos) e Hugo e Gabriel estão na grade shows.



Toda a trajetória do Baader-Meinhoff

Sábado e domingo chuvosos com poucos carros e pouca gente nas ruas. Movimento bom em videolocadoras, com o público buscando filmes, já que a Net e a Sky vem deixando a desejar. nn Mas no canal 65, da Net, um filmaço, no sábado, sobre a história do Grupo Baader-Meinhoff, que deixou a Alemanha (notadamente a Ocidental) apavorada, de 1970 a 1979. Fizeram vários atentados, praticaram assaltos e sequestros, mataram várias pessoas e morreram todos. Um grupo de jovens e seus sonhos, seus protestos, esbarrando sempre na força de quem está no poder. nn Depois do massacre dos israelenses em Munique (1972), em sua Vila Olímpica, e do exterminio do Baader-Meinhoff, a Alemanha nunca mais foi a mesma. Tanto que acabaram por tornar o país um só, com a destruição do Muro de Berlim, separando os ‘orientais’ dos ‘ocidentais’. nn Muitos londrinenses lá estiveram antes e depois da queda do muro, inclusive trazendo pedaços deles como recordação. As ações deles (também as criminosas) contribuíram para isso. Nos arquivos da FOLHA o leitor encontrará muito noticiário a respeito.


Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
Comemorando seus 42 anos de feliz vida a dois, Pedro Consolin e Nioeli, ele diretor aposentado da Caixa Econômica Federal, decolam hoje para temporada em Los Angeles e Las Vegas. Estão na foto com a bonita filha Daniela Consolin, que é fisioterapeuta
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
| Foto: Carmelindo Dias/Divulgação
O Fatto a Mano e a tradição italiana
Até pouco tempo, o arquiteto Flávio Fontana atuava na profissão. Entre outras suas criações, projetou 21 lojas para a Savio, quando redescobriu uma paixão de infância: produzir massas. A avó paterna (sua nona) trabalhava em um pastifício em Corato, cidade da Itália conhecida em todo o mundo pela tradição neste segmento. Tem a fama de cultivar o melhor trigo do planeta, desde a época do império romano. Ela passou as receitas e o modo de preparar massas para a mãe de Flávio. Portanto, ele aprendeu esta arte em casa. Depois de participar junto com a mãe da Feira do Feito à Mão no Calçadão de Londrina, resolveu abrir um negócio. Há poucos meses, inaugurou o pastíficio Fatto a Mano, na Rua Paranaguá 767. Como diz o nome, é tudo feito a mão. Os molhos são naturais, sem conservantes e sem extrato. Os que vão tomate chegam a ficar até 10 horas no fogo. Flávio e a esposa Marlene Nalin (na foto) têm ouvido muitos elogios de quem já experimentou o cardápio da casa. Entre os pratos, a lazanha de filé mignon com massa verde, mozarela e molho gorgonzola chama atenção. Também se destacam o raviolone de carne seca, o raviolli de mozarela de búfala e a mezza luna de bacalhau, preparada com tinta de lula para a massa ficar preta. O cozinheiro explica que mesmo o nhoque é finalizado no garfo. Os dois são muito solicitados para jantares em condomínios e agora passaram a atender à noite no Fatto a Mano, sob reserva. Eles preparam a massa na hora e os clientes podem levar o vinho que apreciam para jantar, já que o local não vende bebida alcoólica.
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
| Foto: Chico Senra/Divulgação
O motorista de Mazzaropi
O sr. Domingos Caretta comemorará seus 87 anos bem vividos amanhã. Ele reside com a família em Bela Vista do Paraíso. Foi durante vários anos o motorista particular do saudoso comediante brasileiro Mazzaropi, que tanta falta faz ao cinema nacional. Domingos o acompanhou a várias apresentações em circos que se apresentavam pelo Norte do Paraná.
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
Os brasileiros ficaram em segundo lugar no maior torneio de educação profissional do planeta, o World Skills 2011, disputado em Londres, de 5 a 8 últimos. Para o deputado Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar de Educação do Congresso Nacional, a conquista foi excepcional, ficando à frente do Japão, Suíça, Singapura, etc. Perdeu o primeiro lugar para a Coreia do Sul. Alex integrou a delegação, a convite da Confederação Nacional da Indústria. Todos os participantes são alunos do Senai e do Senac, comentou ele (foto)
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
O industrial Valter Orsi, presidente do Sindimetal, fará palestra amanhã, em Umuarama, falando do Projeto Inovar para Competir, evento organizado pelo Sebrae. Vinte e cinco empresários estarão participando. Abordará a competitividade, o papel da inovação, seus principais benefícios e a gestão de inovação. Quem comparecer vai gostar muito. A palestra acontecerá no Hotel Caiuás, na Avenida Brasil, 34, em Umuarama





Domingo à tarde, na livraria do Aeroporto, um passageiro procurava o livro ‘‘A estratégia do olho de tigre’’. De autoria do professor R. Grinberg, pela Editora Gente, o livro traz dicas para a pessoa desenvolver no escritório o mesmo olho de tigre que Rocky Balboa (o pugilista feito por Stallone) tinha no ringue. Aconselha o autor, por exemplo, o seguinte: ‘‘Contate no mínimo dez pessoas por semana; almoce com alguém diferente de sua família pelo menos uma vez por semana; e participe de um evento (nem que seja um só) por mês relacionado com a área de seu trabalhe, de seu interesse.




Terezinha Kataoka informando que estão abertas as inscrições para os cursos de Secretariado e Administração no Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes. São noturnos e gratuitos. Mais detahes pelo fone 3337-6226.




Em uma placa de caminhonete de Presidente Bernardes (SP), cidade vizinha de Alvares Machado e Santo Anastácio: a inscrição: ‘‘Estudante de Garrafalogia’’.




Coordenado pela Rural Business Leilões, será realizado na Sociedade Rural de Apucarana, dia 25 vindouro, a partir das 19 horas, o Leilão de Aniversário da entidade, com 700 animas na pista do recinto Nilson Alves Ribeiro.




O melhor enólogo de Portugal e produtor de vinhos do Alentejo, o consagrado Paulo Laureano (elogiado pela revista Alfa) estará segunda-feira próxima para degustação de seus produtos no almoço do restaurante Serafini, em Londrina. llCom ele virá o chef Manuel, dono da Adega Alentejana no Brasil, que é o maior importador de vinhos portugueses do país. Para mais informações o telefone é 3324-7700. Uma oportunidade de quem comparecer ficar sabendo muita coisa sobre vinhos. Além dos pratos dos chefs da casa.




A Associação das Senhoras de Rotarianos de Londrina promoverá o Bazar Kantinho dia 9 de novembro, a partir das 10 horas, na casa da sra. Maria Helena Rapcham, na Rua Casemiro de Abreu, 45. Toda a renda será para a Escolinha de Música Clave de Sol.




Música ao vivo amanhã, a partir das 19 horas, no Catuaí Shopping. Blues e jazz nas partituras do trio Bemol Blues Band, formado por André Felipe, Vinicius Lisboa e Victor Struck.




O Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo, que esteve visitando Londrina, no último final de semana, mora em Brasília. Ele já trabalhou três anos no Paraguai e três anos no Japão. Ele é italiano de nascimento e adora uma minestra, a famosa sopa peninsular, que saboreou no Hotel Bourbon, com Roberto Vezozzo, e que elogiou bastante.