Fernando Mitre e Fernando Moraes

 Lançando novo livro, praticamente uma sequência de A Ilha, que escreveu sobre Cuba, onde esteve, o escritor Fernando Moraes foi o entrevistado do domingo, pelo Canal Livre, da Rede Bandeirantes. E travou com seu amigo Fernando Mitre, um dos seus entrevistadores, uma boa conversa sobre o governo cubano e seus problemas. Mitre cobrou de Moraes a falta de liberdade de imprensa naquele país, e ele respondeu, driblando a pergunta, comentando que em Cuba a mortalidade infantil quase não existe, com a média 4,5 em cada mil que nascem. No Brasil é de 22 mortos em cada mil. Nos EUA, 8 em cada mil crianças. Disse que em Cuba as famílias não passam fome e que ‘como se trata de um país em guerra, ainda, há esse problema da liberdade de imprensa’. Mitre não aceitou muito a explicação, mas ao final da entrevista tudo terminou em abraços e elogios de um amigo para o outro. Mas o Canal Livre foi bom e Moraes vai vender muitos livros.



Uma a cada 15

 É o que diz a pesquisa recente: a cada 15 minutos uma pessoa morre no trânsito do Brasil. Quem não perdeu um familiar vítima de acidente de carro, caminhão, moto, etc., pode se considerar com muita sorte. E a bebida alcoólica tem sido a arma que os motoristas usam para matar e também morrer.


Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
A elegante empresária Maria Zélia Barbosa, diretora da Clean Bella, acaba de lançar linha exclusiva para o uso diário de suas clientes no tratamento de depilação do corpo. E sempre em busca da melhoria nos corpos femininos, passa, agora, a produzir também as chamadas ceras especiais. Maria Zélia tem ainda outros projetos para a beleza das mulheres
Junior Team festejou

Iran Campos, o comandante geral do Londrina Junior Team, festejou a vitória sobre o time do Cincão e sua promoção à terceira divisão do futebol paranaense, reuniundo sua comissão técnica, domingo, em almoço festivo na Churrascaria Vento Sul.



Evitou a saia justa

A cantora Paulo Fernandes, mineira de 28 anos, recordista de vendas de CD e DVD, este ano (mais de um milhão de cópias), que se apresentou domingo no programa de Fausto Silva, pela Globo, estava com receio de Faustão perguntar-lhe por que ela deu o cano no jantar que marcou com Roberto Carlos. O apresentador poupou-a da saia justa. Como se comenta, a carreira dela deslanchou depois que ela apareceu no especial dele pela mesma rede.


Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
Hoje no Village - Com mil animais selecionados na pista, será realizado hoje, a partir das 19h30, no Village Centro de Eventos, o Leilão Seleção, promovido por José Moacir Turquino e Galvão Bueno e seus parceiros. Entre as convidadas, está a pecuarista Luly Barbero, na foto com seu marido, o também pecuarista Alexandre Turquino. Espera-se grande público, entre criadores e convidados, a exemplo do que aconteceu no evento do ano passado
Novo Fórum Eleitoral será inaugurado dia 21

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Irajá Prestes Mattar, estará em Londrina, dia 21, para presidir a inauguração, às 19h30, das novas instalações do Fórum Eleitoral, que receberá o nome de ‘Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães’. Depois haverá jantar por adesão, no Buffet Planalto, às 20h30.


Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
A diretora Denise Abujamara, da Rede Mabu, à esquerda na foto, com a artista plástica Beatriz Gonçalez e o curador Edilson Viriato, comemorando o sucesso da Mostra Coletiva ‘Olhares’, encerrada no domingo último. A exposição mostrou trabalhos do Grupo ‘As Ladies’, integrada pelas artistas Jacyra Abujamra, Ana Mauad, Lory Archer, Miriam Antonieto e Ruth Ditzel
Como é no Chile

No Chile a campanha agora é por uma nova Constituição. Estudantes e sindicatos pedem ensino universitário gratuito (que não há desde Pinochet) e alterações nas leis tributárias e trabalhistas (um grevista pode ser substituído por outro trabalhador, que não perde o emprego, mas não recebe pelos dias parados).



Concerto de Natal

O arcebispo emérito de Londrina, dom Albano Cavalin, e o violinista Roney Marczak estão organizando o Concerto de Natal, já marcado para o dia 2 de dezembro no teatro do Hotel Crystal, em Londrina. Será a partir das 20 horas, com ingresso custando R$ 30. A renda será detinada às obras da Toca de Assis da cidade.


Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
O prefeito Barbosa Neto recebeu a visita do Núncio Apostólico do Brasil, o arcebispo dom Lorenzo Baldisseri, que veio a Londrina a convite do curso de Teologia da PUC. Várias autoridades da cidade participaram do encontro. O Núncio Apostólico, embaixador do Vaticano no Brasil, disse que o objetivo é estreitar os laços da Igreja Católica com a comunidade local. Dom Lorenzo afirmou que tomou conhecimento sobre a situação geral em Londrina e depois falou sobre ética e política. Ele é Italiano e reside em Brasília
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
A Ação 4X4 promoverá no próximo dia 23 o Passeio 4X4, que é destinado a qualquer tipo de veículo dessa categoria. Serão percorridos vários trechos com belíssimas paisagens, pelas estradas rurais da região de Londrina. Os irmãos Marcos Rogério e Carlito Fertonani, na foto, disseram-nos que o objetivo é que seja um programa divertido, aproveitando o fim de semana em família e conhecendo lugares diferentes. Com paradas para fotografias e etc. Vagas limitadas a 20 veículos. Mais detalhes na Ação 4X4





Neste greve de 18 dias (a de maior duração nos últimos 20 anos) os bancários e bancárias permaneceram em suas cidades, pois a qualquer momento seriam convocados para assembleias. Segundo alguns que ouvimos, o aumento foi irrisório e a única coisa boa foi o aumento percentual no lucro geral dos bancos.




Revolução bancária mesma seria um deles anunciar no final do ano que repartiria a metade dos lucros com os seus funcionários. Podem acreditar: os serviços melhorariam em todos os sentidos e os estabelecimentos aumentariam seus lucros. Mas até lá...a esperança é a ‘penultima que morre’ para eles.




Outra coisa que disseram ontem: o HSBC vendeu sim para o Banco Itaú as agências que tinha no Chile. Mas não fizeram sociedade alguma. Foi venda mesmo.




A avenida Armando do Lago Albuquerque, em Rolândia, está com 80% de sua extensão concluida. Com pista dupla, facilitará o acesso à Faccar, ao Batalhão da Policia Militar, a vários conjuntos e também ao futuro Parque Yumê.




A atriz Marjorie Estiano está na capa da VIP - já está nas bancas de jornais e revistas londrinenses - que apresenta o guarda-roupa para o Verão 2012.




Para a leitora Elizabet Catalogne: a foto publicada no caderno Gente, de domingo último, é mesmo do médico Plácido Arrabal. O Alexandre, que é filho do primo dele, o saudoso José Arrabal, vem aí dia 29 para a cerimônia de entrega do título de Cidadão Honorário ao festejado ortopedista.




José Antonio Gardoqui, vice-cônsul da Espanha para Londrina e cidades da região, lembrando que a lei que permite a nacionalidade espanhola para netos de imigrantes terminará em 27 de dezembro deste ano. O telefone do vice-consulado em Londrina: (43) 3326-8500.




A atriz Christiane Torloni (a Tereza Cristina da novela Fina Estampa) fez duas tatuagens em seu corpo - uma flor de lotus na virilha e uma rosa na derrière. Se ficou bom, só o novo namorado, o fotógrafo Marcelo Faustini, poderá dizê-lo.




O cantor Roberto Carlos está de Audi novo: o R8 GT, de 560 cavalos, que custa R$ 1 milhão. Só três unidades serão vendidas no Brasil.




O professor Walter Abou Murad, do Centro de Ciências Exatas da UEL, aniversariou ontem e foi bastante festejado pelos familiares e amigos.




Corretores de Imóveis de Londrina e cidades da região organizam caravana para ir ao Fórum Regional para esses profissionais, o Forec, que acontecerá no Rio de Janeiro.




A empresa Eiso promoverá, dias 21 e 22 próximos, o 1º encontro Inovação e Sucesso em Odontologia. Ivone Dias adianta que será no Hotel Blue Tree. Ela promete um raios-X do mercado e a revelação de várias oportunidades para essa área profissional.