Índios caingangues pretendem pedir devolução de 10 mil alqueires de terras


O que se comenta nas regiões de Tamarana, Lerroville e arredores é que os índios caingangues estariam prestes a entrar na Justiça Estadual, pedindo a devolução de 10 mil alqueires de terras, naquela região, que seriam originariamente deles e que foram ‘invadidos ou burlados’ pelos ‘homens brancos’. São fazendas de cultivo de soja, milho e de pastagens. Falam também, em Tamarana, que ‘‘se os índios não conseguem produção boa em suas terras, nem alugam suas pastagens, não vão ganhar a simpatia da população sobre suas pretensões’’. Ouvimos também que poderia haver uma ONG incentivando tal atitude dos índios da região do Apucaraninha. Os 10 mil alqueires vão de Lerroville e Tamarana até as divisas do Mauá da Serra e Marilândia do Sul. Resta esperar para ver o que de fato ocorrerá.



Reclamam do número de vagas na UEL

E chegou a esta coluna a informação de que os índios reclamam do número de vagas nos cursos da UEL a eles destinados. Que são apenas seis. Na Assessoria de Comuicação da universidade obteve a informaçao de que 40 das vagas são destinadas aos estudantes de descendência afro e para os alunos das escolas públicas, de todas as descendências. E que para os indígenas há um vestibular à parte, promovido por uma entidade estadual. Tentei mais detalhes pelo telefone, mas o número esteve sempre ocupado. Fica a sugestão para a Reitoria: aumentar as vagas para os índios. Eles estão reclamando essa decisão da UEL.



Faculdades de Comunicação estarão reunidas aqui

Cursos de Comunicação de faculdades e universidades do Paraná, de Santa Catarna e do Rio Grande do Sul estarão reunidos em Londrina, de 26 a 29 deste mês, participando do InterCom Social. São esperadas representações de cerca de 50 cursos. E também a presença de destacados professores e palestrantes da Comunicação Social.





Hélia e Takashi Iamaue, foram à Colômbia, a convite de agentes de turismo daquele país.




O Hotel Bourbon Commenbol, de Assunção, deverá ser inaugurado em julho, segundo uma fonte da capital paraguaia.





Impasse em São Paulo: a senadora Marta Suplicy quer ser candidata a prefeita da capital paulista. E seu ex-mnarido e senador Eduardo Matarazzo Suplicy também.





O jogador Neymar, do Santos, vai assinar contrato com a Ambev. O negociador é Ronaldo Fenômeno e sua empresa. Grana alta, certamente, no bolso do jogador santista.


Para a Escócia

Milton Ogawa, Fábio Scaff, Raul Fulgêncio e Luis Carlos Miguita convidados para ir à Escócia, visitar e jogar no primeiro campo oficial criado para a prática do golfe.


Dia das Mães no Country
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
As irmãs Gabriela Camargo Cardoso, Ana Flávia Cardoso Ramondini com a mãe Luciana Ferraz de Camargo e Isadora Camargo Cardoso, durante a feijoada de domingo último, no Londrina Country Clube, em homenagem ao ‘Dia das Mães’.
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
O presidente do Country Clube e anfitrião Marino Adati com o vice-presidente Luis Gustavo, receberam os sócios e convidados da agremiação.
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
A arquiteta Cristiana Balalai Camargo com sua mãe Maria Isabel Dias, presentes à festa no Country
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
Mesa animada na feijoada das mães no Country, reuniu Reginaldo e Vilma Roveri com Ione e Luis Carlos Adati. Gostaram muito do primeiro evento social da nova diretoria do LCC.




O empresário Sinézio Scudeler retornou das férias que passou com familiares no Balneário Camboriú.






A Prefeitura de Londrina inaugurou no sábado que passou um módulo policial no distrito de Paiquerê. E deverá inaugurar mais dois: um em Guaravera e outro na Warta.





É preciso policiar mais a Zona Rural municipal, onde os roubos e assaltos têm acontecido com frequência. O roubo na fazenda Lagoa Azul, na semana passada, deixou os vizinhos prá lá de assustados.


NO ECOVILLAS
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
Dia das Mães no Ecovillas do Lago comemorado com grande alegria. Na foto, Marcelo e Heidy Garcia com os belos filhos Nathalie e Vitor.
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
Luciane e Francisco Navarro, sempre presente às promoções do Ecovillas do Lago, que acaba de inaugurar seu restaurante e o Iate Clube do empreendimento.
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
NO ROTARY DE LONDRINA
Na homenagem ao Dia das Mães, no Rotary Clube de Londrina, as presenças de Rosangela Khater, Pillar Gonzaga Alves e Leonilda Ivonete Spina.