SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
Membros da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Londrina (ABPW) reuniram-se para torcer pela seleção brasileira e aproveitaram para arrecadar kits de utensílios domésticos que foram entregues à direção da Ong Viver. A presidente da ABPW, Vânia Obara, Marina de Oliveira, do buffet Duas Alices, local da reunião, e a arquiteta e administradora de imóveis Christiane Negri, na foto, estavam entre as mais entusiastas. Hoje estarão novamente torcendo pelo Brasil
Quantos milionários tem o Norte do Paraná
A Consultoria Merryl Lynch, que tem sede nos EUA, informando que o Brasil tem 147 mil pessoas que são milionárias, isto é, que têm um ou acima de um milhão de dólares. Em Londrina, segundo ouvido nos bastidores de uma entidade empresarial da cidade, há pelo menos 150 milionários. Em todo o Norte do Paraná, segundo dois gerentes de bancos, há no mínimo 600 homens ou mulheres com mais de um milhão de dólares cada de patrimônio. Se o leitor concorda ou discorda, pode escrever para esta coluna a respeito.
O livro de seu Edwino
Após 94 anos de idade, mais de 50 dos quais vividos em Londrina, 30 deles como gerente geral da Anderson Clayton, seu Edwino de Andrade Noronha teve crônicas que escreveu, durante toda sua vida, reunidas em livro, editado pela Scortecci, de São Paulo. Com o título Memória de uma vida feliz, o livro será lançado dia 9 próximo, das 19 às 21 horas, na Livraria Porto no Catuaí. A renda será destinada ao ILECE, entidade onde ele foi presidente e por ela foi homenageado recentemente.
Homenagens no Lions
O Lions Clube de Londrina-Centro homenageou os londrinenses Arnaldo Santos e Othair Gonçalves, pelos relevantes trabalhos sociais prestados à comunidade: eles estiveram na linha de frente das criações e construções da Epesmel e da Casa do Bom Samaritano. Homenagens merecidas. Eles formaram um grupo de 100 casais para levar avante as obras da Epesmel, com o apoio do então prefeito José Richa. O pessoal do Cursilho de Cristandade também colaborou bastante. Arnaldo, o prefeito Richa e dom Geraldo Fernandes, o bispo de Londrina na época, foram em 1974 a São José do Rio Preto (SP) conhecer uma escola congênere. O engenheiro Mauricio Dinardi foi o autor do projeto. Em 1978, a Epesmel já tinha mais de mil alunos. Uma Congregação de Caxias do Sul (RS) passou a colaborar na administração. Hoje o padre Carlos está na direção, cuidando também da Zona Azul, que dá trabalho para 300 jovens. Em 1983, Arnaldo, Othair e um grupo de amigos fundaram a Casa do Bom Samaritano. Hoje entregue ao Movimento de Maria, que o administra, atendendo doentes, pessoas em trânsito e quem mais necessitar. Arnaldo lembra também a contribuição da família Vezozzo para as duas obras. E ele quer mais: está com um projeto excelente para ajudar mais pessoas em Londrina. ( As fotos são das homenagens).
O fotógrafo Tchello Caramori seguiu os passos de seu pai, José Candeia Caramori, que sempre desejou que o filho fosse doutor, mas o DNA falou mais alto: ele foi fotografar pelo Brasil e também por outros países sulamericanos.
E acabou criando uma Escola de Fotografia. José Candeias Caramori é um dos pioneiros da fotografia na cidade e mora há mais de 50 anos em Londrina. Hoje trabalha com aparelhos de ar condicionado, mas sempre que tem chance pega a máquina do filho e faz as suas fotos
Hoje em Curitiba - O empresário Cláudio Perine Junior inaugura hoje, às 20 horas, em Curitiba, a sua segunda loja Empório Perine, na avenida Munhoz da Rocha, no bairro do Cabral. A primeira está instalada no bairro Boa Vista. Cláudio Junior, informa Diogo Cavazotti, trouxe profissionais de gastronomia de São Paulo para iniciar a fabricação de uma linha própria de produtos, entre pães rústicos e doces finos.
Bazar da Selvaggio, na Avenida Tiradentes, de amanhã até o dia 17. Centenas de botas e cintos em exposição. E certamente o encontro de muitas amigas.
O jogo entre Brasil e Holanda, hoje, pelas quartas de final da Copa do Mundo, na metade do dia, faz com que os restaurantes antecipem o horário dos almoços e liguem os seus televisores. Caso do Serafini, que atenderá a partir das 10h30, da Fábrica 1, do Empório Araçá e do Rodeio, também.
Cada vez mais caprichadas as vitrines das lojas do Armazém da Moda, dando mais elegância aos trajes sugeridos para o inverno. Época em que realmente a muher fica mais requintada e consegue acompanhar bem as tendencias da moda da estação. E a criatividade dos estilistas da cidade cresce e aparece. A cada ano surgem novos valores nessa área.
Dez milhões de brasileiros estão inscritos em concursos públicos do país. Número que deve ser ultrapassado até outubro. Do Norte do Paraná são no mínimo 50 mil, dizem professores de cursinhos. O número de mulheres já é de 55% dos candidatos.
Canto na Acema
A Associação Cultural e Esportiva de Maringá promoverá domingo o seu 58º Concurso de Canto, a partir das 9 horas. Mais de 200 cantores estão inscritos. Os melhores classificados tomarão parte no Campeonato Paranaense de Canto.
O casal Gisele-Renato Bastos com o filho Samuel Bastos na torcida pela seleção brasileira, durante o almoço do Ecovillas Sabores. Renato está reformulando o site do Ecovillas do Lago, que prepara a inauguração do seu Iate Clube para agosto vindouro. E a construção da Vila Esportiva do empreendimento já está em ritmo acelerado
Uma equipe da Acel participará, domingo, em São José do Rio Preto (SP), do Campeonato Brasileiro de Taiko.
Um verdadeiro festival de tambores nipônicos.
Hoje e amanhã, no campo da Acel, as disputas da XVII Taça Brasil Infantil Interclubes de Beisebol. Nos dias 10 e 11 deste mês, no mesmo local, acontecerá o Campeonato para Veteranos.
Domingo, no Mercado Shangri-Lá, nova sessão de trocas de figurinhas de jogadores que estão disputando o Mundial de Futebol. Muitos pais e avôs, que levam seus filhos e netos, estão convidados por Milton Furuta para degustação de seus novos produtos.
O sociólogo brasileiro José Patore falou na Comissão de Trabalho da Câmara, que é presidida pelo deputado Alex Canziani, com ele na foto. Impressionou os presentes dissertando sobre O futuro do trabalho para o jovem brasileiro, destacando que o Brasil vive um apagão de mão de obra, principalmente nas áreas de informática, engenharia e construção civil, e que a solução é qualificar o jovem, mesmo que tenha cursado faculdade, promovendo cursos e estimulando a leitura, estudando e dominando mais uma língua e tendo o vírus da curiosidade. Patore é autor de 35 livros e doutor Honoris Causa em Ciência e doutor em Sociologia pela Universidade de Winsconsin, Estados Unidos.
Em Arapongas
Palestra dia 30 deste mês em Arapongas, às 19h30, promovida pelo Sebrae no auditório do Sindicato das Indústrias de Móveis, com o consultor Marlon Vaz apresentando a Empretec, uma parceria do Sebrae com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.





