SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
O futuro da Argentina é incerto e preocupante
O que desejaria a presidente Cristina Kirchner fazer com os 40 por cento de confisco sobre a renda dos fazendeiros?
Juan Diego Barbero Etchevehere, jovem produtor rural argentino, residente na Província de Entre Rios, diretor da Sociedade Rural de sua região, encontra-se em Londrina, visitando a Fazenda Eldorado, de seu tio, o famoso cirurgião Miguel Barbero Marcial, de São Pauolo. Esteve presente ao Leilão Dez Marcas, realizado, terça-feira última, no Parque Ney Braga, e teve como anfitriões Luly e Alexandre Turquino e Tito Turquino. A família de Juan Diego dedica-se à pecuária de corte e de leite e também à agricultura. Planta soja, trigo e milho. E também dirige uma leiloeira e o jornal El Diário de Entre Rios. Ele trabalha na administração das propriedades.
- Em março deste ano os produtores rurais de Entre Rios reagiram contra um decreto da presidente argentina Cristina Kirchner, que elevava a retenção (uma espécie de confisco) de 35 para 45 por cento sobre o total de uma venda, por exemplo, de soja. A partir daí, o agricultor teria que pagar todos os gastos de produção e mais os impostos. Os pecuaristas sentiram-se roubados e foram para as estradas, protestar contra Kirchner. Juan Diego e sua família começaram o movimento, participando ativamente de todos os protestos. Toda a nação passou a participar, impedindo o trânsito em mais de 300 rodovias e estradas principais de todo o país.
- A partir desse momento, toda a sociedade platina voltou-se massivamente a apoiar o setor agropecuário, porque entendia que esse setor foi o que segurou a barra da população contra a crise de 2001, e por isso não deveria sofrer esta verdadeira punição por parte da presidente Kirchner. A pressão da sociedade obrigou os governadores a tomar uma postura a respeito.
- Isso fez a presidente da Argentina enviar o decreto para o Congresso ratificar o que ela havia decidido. Seu marido, o ex-presidente Nestor Kirchner mobilizou mais de 100 mil pessoas, próximas ao Congresso, para pressionar os congressistas para que votassem a favor do decreto dela. Uma grande quantidade de produtores e cidadãos comuns de todo o país foram a Buenos Aires para manifestar-se contra os Kirchner. Juan Diego estava entre os coordenadores do movimento. Lá estiveram mais de 300 mil pessoas a apoiar os produtores rurais. Ante essa grande pressão, o Congresso negou a confirmação e o decreto caiu.
- A Argentina voltou ao regime anterior em março deste ano, e mesmo assim pagando cerca de 35 por cento sobre qualquer venda agrícola de grãos. Com a queda atual dos preços em dólares, a situação piorou e o imposto cobrado é muito alto. É o lucro do produtor, que ele tem que dar para o Governo como imposto. Atualmente, há 45 dias que o setor agropecuário quer falar com a presidente Kirchner, para estabelecer a política futura e não consegue, porque ela não quer recebê-los. Cristina proibiu a exportação de carne, de soja e de trigo, inclusive para o Brasil. Por isso, um bezerro lá é vendido por 400 reais (180 dólares) e isso vai acabar com a categoria. (Aqui no Paraná é vendido pelo dobro do preço e o lucro não é muito).
- A Argentina vive uma grave crise com a seca. Há três meses que não chove. E portanto há grandes riscos de perder toda a produção. Além da praga da política governamental atual. E mesmo com a seca, com a provável falta de alimento no país, a presidente Kirchner não fala com os produtores rurais. Parece capricho feminino, vinga-se dos produtores e não percebe que vai enfrentar mais problemas.
- Amanhã na Argentina - contou Juan Diego - deverá começar um novo movimento de protesto, que irá aumentar na medida em que não se consiga respostas por parte do Governo Nacional. Ele rememorou que seu país chegou a ser um dos principais produtores do planeta de carne e trigo, até a década de 30, um dos principais exportadores mundiais, graças à política certa, fertilidade de suas terras e a produtores altamente eficientes. Por isso, custa entender por que Cristina e seu marido, ex-presidente, perseguem os produtores. Vão prejudicar mais a sua população do que os fazendeiros.
- Na verdade, lembrou o visitante, a presidente está em um beco sem saída. Ela criou sua própria arapuca, está sem saber o que fazer. A sociedade, a população em geral, apóia os produtores rurais. E outro detalhe importante: a juventude argentina, decepcionada com ela, está voltando a participar da vida gremial e política, e já fizeram alguns protestos. E os observadores acham que a Argentina terá que sofrer um processo traumático para poder voltar a ser grande produtora de carne, leite e grãos. E tornar a fazer de seu gado o sucesso mundial que já foi.
- O que desejaria Cristina Kirchner com o confisco de 40 por cento da renda dos fazendeiros? Certamente dinheiro para repassar aos governadores das províncias que a ajudaram a se eleger e cumprir as promessas de seus programas sociais. E sob o incentivo de Hugo Chávez, da Venezuela, ir tentando ficar no poder por mais tempo... A verdade é que o futuro da Argentina é incerto e preocupante. A não ser que ela se entenda com o pessoal do campo, da produção agropastoril. Os países em geral precisam e desejam comprar alimentos. E o governo argentino não percebeu que hoje em dia a comida já é mais importante do que a tecnologia, encerrou Juan Diego, um jovem argentino que não aceita qualquer tipo de violência contra a democracia e a livre iniciativa.
Em Apucarana
A Faculdade de Apucarana (FAP) promoverá de 7 a 9 próximos a Semana Jurídica 2008, com a participação de seis palestrantes. A conferência de abertura será realizada pelo presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Nestor Baptista. No segundo dia, falará o promotor Denis Pestana e no encerramento o desembargador Miguel Kfouri Neto, presidente da Associação dos Magistrados do Paraná.
- O Grêmio Recreativo Londrinense comemorará o Dia das Crianças com várias atrações recreativas, distribuição farta de doces, pipocas e sorvetes. E ainda show com o DJ Maycon, festival de prêmios, palhaços, bolhas de sabão e outras diversões. Será aquela festa!
Pesutti em Jurema
O vice-governador do Paraná, Orlando Pesutti, esteve, ontem, visitando as Termas de Jurema, sendo recebido pelo diretor Sérgio Sebastião Miguel. Lá almoçaram, conversaram bastante sobre o turismo paranaense e o sucesso desse resort. Pesutti foi ao Distrito Águas de Jurema para a entrega da ordem de serviço de construção de um colégio estadual nas
- Será lançado, dia 6, às 9 horas, no Senai Cetmanh, em Arapongas, o Prêmio Design Movelpar 2009. Fomentando a criatividade e a inovação nos projetos e produção de móveis. Sonia Regina Parooin, do Senai, fará palestra sobre o setor.
- Ela será uma noiva exigente: disse às amigas que chuva de arroz em seu casamento só se for de produto integral. (A sogra, quando soube, coçou a cabeça e deve ter pensado: que será que espera o meu menino...).
EM CURITIBA
Em noite das mais elegantes, onde pontificaram belos vestidos e black-ties, 33 jovens debutaram em Curitiba, durante o Baile da Primavera promovido pelo Graciosa Country Club. Na foto estão as debutantes Victória Porate Slviero e Mariana Demeterco Lucchesi. O presidente Tobias de Macedo recebeu muitos cumprimentos pelo sucesso do esperado evento. Paulo Husmann e Ricardo Malucelli e Alessandra Isfer foram os responsáveis pelo elogiado decór.
Rainha da Expovel
Será realizado hoje em Cascavel o concurso que elegerá a Rainha da Expovel. Oito garotas disputarão o título. A 29ªFeira Agropecuária e Industrial dessa cidade acontecerá de 7 a 16 de novembro, no Parque de Exposições Celso Garcia Cid. Os shows programados são com Guilherme e Santiago, dia 8; Jota Quest, dia 12; e Daniela Mercury, dia 15.
n O engenheiro Lázaro Parellada almoçava, ontem, com seu irmão, o médico Luiz Parellada, no Empório Araçá. Entre 55 e 56, Lázaro, estudante aqui, trabalhou na revisão de textos da FOLHA.
ADESG vai ao Rio e a Angra
A ADESG de Londrina e região promoverá nova viagem de estudos a Angra dos Reis e ao Rio de Janeiro, com visitas à usina nuclear, ao arsenal da Marinha, à Força de Submarinos e à Base Aérea de Santa Cruz. A delegação visitará também as belezas naturais de Parati. Os interessados deverão solicitar mais detalhes pelo fone 3321-1500.
- Grande evento está sendo programado para novembro próximo, com a inauguração do novo plantão de vendas do Ecovillas do Lago. Localizado na área mais alta do empreendimento e também do maior lago de uso privado do País. E no mesmo dia será realizado o 1º Festival de Pesca Esportiva do Ecovillas, para a entrega da Villa do Pescador. E a marina, outra obra em construção, terá uma oficina exclusiva e já está bastante adiantada.





