SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
A londrinense que incentiva os milionários do basquete a ter uma segunda carreira
A doutora em psicologia do esporte, Cristina Bortoni Versari, que nasceu em Londrina e passou a juventude no Rio de Janeiro, fundadora e atual reitora da San Diego University For Integrative Studies, na cidade do mesmo nome, na Califórnia, Estados Unidos, veio rapidamente a Londrina visitar sua mãe, a executiva Maria Bortoni, que, além de reuniões de trabalho, marcou encontros dela com suas amigas de infância e juventude nesta cidade. E foi aquela alegria o reencontro. Ela recebeu também jovens londrinenses que já foram fazer curso de inglês na San Diego. Com ela veio também o namorado Randall McManus, advogado e professor de direito na SDUIS, além de empresário do setor de imóveis. O deputado federal Luis Carlos Hauly foi abraçá-la e agradecer a atenção que ela deu aos jovens de Londrina que lá estiveram estudando.
Os alunos milionários
Cristina Bortoni Versari foi contratada pela NBA para orientar jogadores dos 30 times de basquetebol que disputam o seu campeonato, porque descobriram que dois atletas que ela foi conselheira obtiveram ótimos resultados. A NBA decidiu contratá-la e ela lá trabalha há seis anos. Embora milionários, muitos desses atletas tinham e têm problemas pessoais, com familiares, com seus negócios e também com seu futuro. Ela conseguiu um grande feito: ganhar a confiança desses atletas gigantes, famosos, verdadeiros astros, iguais aos atores de Hollywood. Hoje em dia, é a grande conselheira deles. Muitos telefonam de várias partes dos Estados Unidos para ela. E pedem conselhos, conversam, desabafam.
A doutora em psicologia do esporte Cristina Bortoni Versari, reitora de Universidade em San Diego, na foto com Cliff Robinson, jogador do New Jersey Nets, que além do basquetebol, quer se formar em administração e business
Estão estudando
Cristina conseguiu convencer muitos desses jogadores a ter uma segunda profissão. Isto é, a estudar, depois de encerradas as carreiras na NBA. Porque, contou-me ela, durante entrevista no Hotel Bourbon, o grande sonho deles e ser os primeiros da família a ter diploma universitário na parede. Até para dar exemplo a seus filhos. E isto está acontecendo. Muitos fazem cursos à distância. E todos são ricos. Muito ricos. Milionários mesmo. E 40% deles estão matriculados em vários cursos de bacharelado em várias universidades americanas. É a vitória de uma jovem de Londrina no basquetebol profissional mais rico do planeta.
- Vagner Pin, da Pfizer do Brasil, falará hoje, na UEL, sobre Comunicação de interesse social alinhada com a estratégia de negócio. O evento é promovido pelos cursos de graduação e pós-graduação em relações-públicas da Universidade, sob a coordenação da professora Mariangela Benine Ramos Silva.
- A garotinha Bruna Negri Amin aniversaria amanhã, em Curitiba. É filha do casal Cintia Negri Amin-Caio Amin, que receberão seus convidados no bufê infantil Centopéia, em Curitiba. Entre eles, os avós Célia e Francisco Negri, Sálua e Ramez Amin (de Cornélio Procópio) e a bisavó materna Margarida Brandalize, de Londrina.
- Fernanda Khater Fontes Brito aniversaria hoje. A comemoração será com a família.
- A Unidade de Arte Eqüestre do Grupo Escoteiro Guardião das Águas, de Piraquara, está comemorando dois anos de atividades. Amanhã, fará uma apresentação de arte clássica com cavalos lusitanos. Será na Fazenda Portal do Anhangava, em Piraquara, a partir das 16 horas. O Guardião das Águas é o maior grupo de escoteiros do Brasil, com 587 membros e o único com uma unidade destinada a essa prática, contando com 28 cavalos. O grupo é mantido pelo Instituto BS Colway Social.





