SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
Doutorado em Manaus
A londrinense Renata Guimarães Frederico, bonita filha de Lealis Guimarães Frederico e do imobiliarista Romano Frederico, está na foto, em barco pelo Rio Negro, no Amazonas. Ela acaba de concluir seu mestrado em Ecologia, com nota máxima, e elogiada pela banca examinadora, e prepara-se para fazer doutorado no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, que é o maior do planeta na área ecológica.
Se todos fossem gordos
Durante café da manhã, com o hoteleiro Roberto Vezozzo, o humorista Ary Toledo, que se apresentou, ontem, em Londrina, disse que se todas as pessoas do mundo fossem gordas, o mundo seria mais unido, pois o espaço seria menor para todos! E quando um outro amigo comentou: É porque a União faz a força? Ary Toledo respondeu: Não, a União faz açúcar... Agora, de rolar de rir mesmo, é o poema dele sobre O rico e o pobre. Impublicável, mas notável.
Peter Silva, presidente do Londrina, aniversaria hoje. Ontem à noite, no Bola Preta, foi homena-geado pelos amigos, que participaram do animado jantar, após o futebol de sempre. Amanhã, Peter recebe alguns amigos do Rio de Janeiro, que aqui estarão para comemorar a festiva data.
Candidatura lançada
Jantar na Chácara do Crystal Palace Hotel, quinta-feira passada, marcou o lançamento da Chapa OAB para Você, que disputará as eleições da sub-secção da Ordem, em Londrina, em novembro vindouro. A chapa de oposição é encabeçada pela advogada e professora de Direito Maria Zélia de Oliveira e Oliveira. Durante a festa, ela fez inflamado discurso, destacando a necessidade da entidade em se voltar para a defesa das prerrogativas dos advogados. A candidata também pretende combater a lentidão da Justiça e dar apoio aos jovens advogados que necessitam de maior amparo da OAB. Mais de 300 pessoas compareceram ao evento, de onde são as fotos.
Comemorando o Mês do Idoso, a prefeitura, em parceria com o Instituto de Ensino Superior de Londrina, promoverá uma programação especial. O evento será realizado no Centro de Eventos da instituição, à rua Humberto Piccinin. Amanhã, haverá celebração ecumênica e exposição de fotos de diversos grupos da terceira idade. Na segunda-feira, aula especial de alongamento, café da manhã e palestra.
Dalton Paranaguá volta à política
O ex-prefeito Dalton Paranaguá esteve ontem na Folha, visitando o jornalista João Milanez, e disse o seguinte a esta coluna: Um homem sem Deus nada é; um homem com Deus é feliz, é tudo! Em respeito aos pioneiros, verdadeiros construtores do progresso de Londrina, valho-me desta exemplar Folha de Londrina, para comunicar que com total dedicação pretendo voltar à Prefeitura de Londrina para repetir a minha administração no período de 1969 a 1973. E sempre entusiasmado pelo seu amor a esta cidade, Paranaguá afirmou: Platão já dizia, na Grécia antiga, que não se faz política com medíocres e eu acrescento: nem com oportunistas, nem com mentirosos, nem com bandidos, nem com quadrilheiros, nem com sem vergonha e muito menos com gente sem caráter.
Durante o baile de aniversário do Iate Clube de Londrina, realizado recentemente, a agremiação homenageou oito personalidades londrinenses.
Entre elas, o deputado federal Alex Canziani, o troféu Mérito Desenvolvimento. Ele recebeu o prêmio das mãos do comodoro Olímpio César Gonçalves.
Os outros homenageados, conforme já divulgamos, foram Meton Araújo de Souza, Natal Lambóia, Natália Falavigna, Flávio Moscardi, Ademar Vedoato, Pedro Moretto e Victor Pimenta Cunha.
Londrina Paella Fest
O Iate Clube de Londrina será palco, sábado, da Paella Fest, que terá início às 21 horas, e deverá reunir mais de 800 pessoas. A promoção anual conta com apoio das Lojas Maçônicas de Londrina e a arrecadação será destinada a obras sociais da cidade. Os convites continuam à venda e entre os que já confirmaram presença os seguintes londrinenses: Oswaldo Pitol, José Antonio Fontes, Wilson Sokolowski, Waldomiro Carvaho Grade, José Pelayo Sanches, Elias Daher, Frang Ogata, Aparecido José Andrade, Luiz Roberto Ferrari, Silvio Linus Lopes, coronel Aloisio Costacurta, Tsutomu Utiyama, Wanderley Pavan, Antonio Carlos Cantoni, Antonio Carlos Camargo, Sebastião Ney dos Santos, Silas Capelo, Laércio Uemura e Olavo Batista. E certamente muitos amigos desses que foram citados.
Baile da Primavera
A Banda Super 60 animará o Baile da Primavera, que será realizado dia 15, a partir das 21 horas, no Iate Clube de Londrina, em benefício da CEFIL, que é o Centro de Apoio e Reabilitação dos Portadores de Fissura Lábio-Palatal de Londrina.
Mais 88 ônibus
O prefeito Beto Richa comprou mais 88 ônibus novos para o transporte coletivo de Curitiba. Até o final do ano, quer substituir mais 295 ônibus.
E está mantendo o preço das passagens.
O arquiteto Nelson Dupré vem a Londrina amanhã, para falar sobre seus projetos e prêmios e também sobre sua trajetória profissional. A promoção é da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Paraná e a reunião será no Comfort Suites, a partir das 18h30.
Prêmio para o ICES
O Instituto Catuaí de Ensino Superior deu mais um passo importante para o reconhecimento oficial dos seus cursos. No último dia 12, a faculdade recebeu o Prêmio Nacional de Qualidade de Ensino através do Instituto Brasileiro de Pesquisa Gomes Pimentel. O prêmio tem o apoio e a avaliação do Ministério da Educação e diz respeito ao conceito que a faculdade recebeu em 2005, no processo de Avaliação Institucional realizado.
Curso Reconhecido
O curso de Sistemas de Informação da Faculdade Metropolitama de Londrina foi reconhecido pelo Ministério da Educação. A boa notícia veio com a publicação de uma portaria do MEC no mês de julho. A faculdade já formou uma turma de alunos, hoje verdadeiros profissionais dessa especialidade. No ano que vem haverá a formatura da segunda turma.
Estão aniversariando hoje o médico urologista Horácio Alvarenga Moreira e o produtor rural Torquato Ducci, que é de Cornélio Procópio.
O médico Marco Aurélio Rodrigues, do Urolit Hospital do Rim, acaba de retornar dos EUA, onde apresentou trabalho inédito durante o Congresso Mundial de Urologia, em Cleveland.
Patrícia Costa e Helô Betoni estão trabalhando nos detalhes da grande festa que o Country Clube promoverá para comemorar os seus 60 anos. Como lembra o presidente Luís Antonio Tâmega, a festa de 11 de novembro terá muitas atrações, surpresas e glamour.





