Social - Oswaldo Militão
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Estudantes de Jornalismo já procuraram no "Paraguaizão", da Rua Mato Grosso com Sergipe, alguma cópia do filme Spotlight: "Segredos Revelados". Que eu também quero ver. O time de repórteres católicos, que investigaram, sob o comando de um diretor judeu de Redação, os casos de abuso sexual de menores em Boston, nos Estados Unidos, deve prender a atenção do começo ao fim. Está com seis indicações ao Prêmio Oscar. Para mim, já ganhou, pois tudo que faz o jornalismo ser revigorado, renascer, eu tenho que ver. A propósito, quero ver de novo "Todos os Homens do Presidente", de 1976, sobre o escândalo Watergarte. Em 1982, eu estive lá, parei de táxi em frente ao prédio que ficou famoso, e fui olhar, pois foi onde o presidente republicano Richard Nixon e sua equipe espionaram os democratas. O jornalismo investigativo é uma necessidade para todos os veículos, mas é preciso ter paciência, ter tempo para levantar todos os dados. Vale a pena. Do telejornalismo, os filmes que mais gostei foram "Network", "O Bom da Notícia" e "O Estado contra Larry Flint". Mas posso ter me esquecido de algum.
A novela "Eta mundo bom!" tem como abertura musical "O baile lá na roça" que a garotada de 40 anos para cá, não sabe que nos anos 50 e 60, foi a mais tocada nas quermesses de igrejas e em festas caipiras de escolas em Londrina, em Santo Anastácio, em Presidente Bernardes, em Cambé (que era Nova Dantzig), em Jacarezinho, em Bela Vista, Cornélio, e etc. Nas festas caipiras só dava ela: - "O baile lá na roça foi até o sol raiar..."
O sanfoneiro que "só tocava isso" apertava as teclas e só se ouvia "fiririri, fifi, firirirififi...". Na Igreja Matriz de Santo Anastácio (SP), o padre Eugênio, que veio da Espanha, proibiu os coroinhas de tocar a música no alto falante que anunciava o cineminha da tarde. O Baile na Roça foi sucesso da dupla Tonico e Tinoco.
Um cientista chinês teria criado luvas que ajudarão as pessoas com o mal de Parkinson a melhorar em 90% os movimentos das mãos. Tomara que seja sucesso. Há 10 milhões de pessoas no planeta sofrendo dessa doença.
Em um açougue de Piquerobi (SP) que fica perto de Presidente Venceslau: "A carne é fraca, mas eu também sou: pague a sua conta!"

O happy hour de amanhã na AABB será em dois ambientes: no salão social e também no pátio aberto. Prato principal: arroz carreteiro subsidiado, pois o custo é de apenas cinco reais. Para o dia 5 de fevereiro, a AABB promoverá o "Esquenta", o aperitivo para o Carnaval que começará no sábado, com a Roda de Samba especial. Será à beira das piscinas. O baile para a garotada será no domingo, dia 7, das 16h às 20h, e promete grande animação, pois cada garoto filho de sócio poderá levar um convidado ou convidada.

Comemorando aniversários em Londrina: Cláudio Drovandi, Domingos de Moraes Filho, Marli Bignatti Galo, Edra Moraes, Regiane Hermel, Waldir Pugliesi e Vitor Cayres de Mendonça, pianista e professor da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. É filho dos londrinenses Glorinha e Louis Antônio Mendonça.
Marcos Coelho escreve à Coluna: - "Apenas para esclarecer que Cecil B. DeMille dirigiu duas versões de Os Dez Mandamentos. Uma em 1923 e oura em 1956, essa sim com Charlton Heston." Muito obrigado.
Nasceu, na última segunda-feira, o garotinho Bernardo, o primeiro filho de Renata Sahão e Rodrigo Scanavaca. É o primeiro neto de Isabel e Eduardo Sahão e de Magda e de Waldecir Scanava. É também o primeiro bisneto de Nádia Abib Sahão.
Em Buenos Aires, "puseram o Boca no pau", porque o clube de La Bombonera está devendo para alguns ex-jogadores.







