O governo do Estado bancouO escritor José Pedriali conta à coluna que o Cindacta liberou, na semana passada, o Aeroporto de Londrina para decolagens em condições de mau tempo. O assunto foi noticiado até bem, mas a mídia em geral esqueceu-se de um detalhe importante: a liberação foi em decorrência das desapropriações da face sul, e isso só foi possível porque o governo do Estado bancou essa desapropriação que custou 15,9 milhões de reais. A face norte, em processo de desapropriação, permitirá a implantação do ILS, graças ao financiamento de 26,6 milhões de reais pela Fomento Paraná, liberado no final de junho. Isto vale dizer: a Prefeitura Municipal e a Infraero entraram com quê? Com nada, pelo que parece!
O empresário Carlos Ikehara almoçou, ontem, com o padre Rafael, pároco da Igreja São Vicente de Paulo, e com o jornalista Marcelo Militão, no restaurante Bella Itália, onde conversaram bastante sobre a visita do papa Francisco a Cuba e aos Estados Unidos. Padre Rafael disse que ficará atento ao que o papa dirá em discurso no Congresso dos Estados Unidos.
O Grupo GBS (Viação Garcia e Brasil Sul) está apoiando o projeto Kinocidadão, que faz parte do Festival Kinoarte de Cinema, que está acontecendo em Londrina, até o próximo dia 27.
| Foto: Divulgação
A carioca Mel Cavichini lançará seu livro "O Caso XXI", sexta-feira vindoura, na Livraria Curitiba, no Catuaí. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio, mestre em Finanças e Economia pela FGV, ela tem especialização na Escola de Economia de Londres. Mel Cavichini é filha da pesquisadora Marilda Agudo Mendonça, londrinense, graduada pela UEL, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz. O pai dela é o economista Alex Cavicchini e é neta de Tana e Jacy Carvalho de Mendonça, promotor aposentado
O leitor Enio José Toniolo enviou e-mail para a Redação comentando que a expressão correta "in memoriam", é com a letra M no final mesmo. A palavra está no acusativo singular da primeira declinação, portanto termina com M mesmo.
E após passar por reforma geral, o Dá Licença da João Cândido voltou a funcionar à noite, a partir de ontem, informa Cintia Sehn Bacarin.
No Balneário Camboriú, no sentido Florianópolis, estão vendendo apartamento ultra-chic, com marina, ao preço de 12 milhões de reais. E com uma Ferrari zero na garagem.
| Foto: Divulgação
Em Cornélio Procópio - Foi realizado, ontem, em Cornélio Procópio, movimento pela duplicação da BR-369, próximo ao Parque de Exposições Arthur Hoffig, onde pedem a duplicação da rodovia no trecho que liga a cidade de Jataizinho a Ourinhos, na divisa paulista. Os prefeitos da região da Amunop participaram do movimento. A partir da esquerda, na foto, Amarildo Tostes, de Itambaracá; Jorge Nunes, de Santa Mariana; Cléa Bernardes, de Leópolis e presidente da Amunop; Luiz Fernandes, prefeito de São Sebastião de Amoreira e Jair Machado, presidente da Sociedade Rural de Cornélio e Região
A Terra Santa Turismo está agora investindo em em peregrinações turísticas e religiosas com roteiros que fujam de destinos e pacotes cotados em dólar. A ideia é peregrinar por roteiros terrestres, entre eles o Rio Grande do Sul e o Centro-Oeste. Entre 23 e 30 de outubro, por exemplo, o padre Wanderley Rodrigues dos Santos vai acompanhar, como diretor espiritual, peregrinos ao Rio Quente Resorts, aliando o turismo ao religioso, com parada no Santuário Basílica do Pai Eterno, na cidade de Trindade, em Goiás.
| Foto: Chico Senra/Divulgação
Em JataizinhoFábio Maneiro, gerente de marketing do Hospital do Câncer, com Fabíola Zannon, gerente do Sicredi em Jataizinho, que foi homenageada pela contribuição dada ao projeto de arrecadação de doadores através de carnês que são distribuídos. A campanha "Seja luz de quem mais precisa" está continuando
Palestras em Arapongas sobre contas públicasCom inscrições limitadas, que deverão ser feitas até o dia 30 vindouro, será realizado, na Câmara Municipal de Arapongas, o Seminário de Transparência nas Contas Públicas de Arapongas e Região. Será no dia 2 de outubro, a partir das 8h30. Com palestras de membros do Ministério Público do Paraná, do Ministério Público Federal, da Controladoria Geral da União e da Procuradoria da Fazenda Nacional. Visa com isso tratar de medida de combate à corrupção, transparência e efetivo controle de contas públicas no âmbito municipal. Entre os palestrantes estarão Luiz Antônio Ximenes Cibin, Bruno Galatti, Moacir Rodrigues de Oliveira e Regina Hirose.
| Foto: Divulgação
Regina Hirose, organizadora e palestrante do Seminário marcado para 2 de outubro em Arapongas, a partir das 8h30, na Câmara Municipal da cidade
O PMDB de Rolândia deverá reunir-se dia 26 (sábado vindouro) na Casa da Amizade, do Rotary Clube.
| Foto: Divulgação
Pescaria na ArgentinaTambém fazendo parte da delegação de 50 empresários, coordenados por Mário Takahashi e que estiveram em Paso de La Pátria Província de Corrientes, Argentina -, o trio formado por Bruno Ananias, Telmo Tadeu Costa e Gleison Rodrigues de Moraes, estão na foto com um douradaço de 16 quilos capturado e solto nas águas portenhas do Rio Paraná
| Foto: Divulgação
No Rancho do GaúchoO palmeirense Arlindo Dessunti e o são-paulino Ricardo Spinoza, também torcedores do Londrina, com Pedro Scarpelato e Marcelo Scarpelato, no Rancho do Gaúcho, onde os Scarpelatos, proprietários da casa, são sempre grandes anfitriões. Na pauta da boa conversa, não faltou o futebol