Social - Oswaldo Militão
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Lei de idade completa até 31 de março! O que é isso? É simplesmente uma resolução de 2010, do Conselho Nacional de Educação, que não é lei, mas que tem a mesma força, porque proíbe meninas e meninas que fizerem 6 anos, a partir de 1º de abril, de ser matriculadas no primeiro ano do Fundamental. É a lei que a maioria dos municípios segue à risca. Outros contestaram com inteira razão e em em várias escolas essa resolução não foi cumprida e ainda não será, porque há diretoras, professores e secretárias de educação que têm sabedoria, que raciocinam. Se a criança faz 6 anos em setembro, ela deveria ter o mesmo direito de ser matriculado no primeiro ano. Portanto, as autoridades estão prejudicando as crianças. O CNE reabriu a discussão, mas até o final do ano poderá haver alguma decisão. Isso se os conselheiros não saírem de férias... Essa resolução é uma legalidade burra do Brasil! Você tem um filho que faz aniversário dia 1º de abril, por exemplo, e não é mentira, e por um dia (isto é após 31 de março), atrasa a vida do menino ou da menina em um ano. Este é o Brasil que temos. A pergunta minha é: quem escolhe os Conselheiros de Educação? Os políticos! Sim e também a presidente da República que é quem nomeia. Ser do Conselho é o sonho de muitos donos de faculdades e universidades particulares. E de instituições. E quem representa o povo em geral? Não há, simplesmente ninguém. Caros leitores: se o seu filho ou neto completar 6 anos, seja em fevereiro, em março ou em outubro, tem que ser matriculado. A minha sugestão: reclama à promotoria que cuida da Vara de Família e ingresse também na Justiça. Dá trabalho, dá, claro. Mas este é o país em que nascemos, em que vivemos, e que está ficando doido! Há um monte de autoridade fazendo bobagem! E as crianças não podem ser as vítimas deles!

O casal de médicos Kesae-Luiz Carlos Miguita contando a amigos que gostaram muito de Santiago, a bela capital chilena que estiveram visitando. Ela, que é pediatra, e ele, o sempre festejado cardiologista, já estão de volta a seus consultórios.


Comemorando aniversários os médicos Alexandre Queiroz, Márcio Aurélio Donegá, Mário Machado Junior, Milton Ogawa, Elias José Ribeiro, André Luiz Tosca, e Ana Paula Tefilli.
Almoço reunindo advogados da cidade está marcado para hoje na Costelaria Jardim, que fica à Rua Japão, para comemorar os aniversários de colegas e para confraternização geral. A promoção é da OAB local. A partir do meio-dia.
Amanhã, na Sociedade Rural do Paraná, acontecerá a Festa da Equoterapia Pocotó, para alunos do Ilece, ApsDown, Flávia Cristina e para os da própria escola que Dóris Alho dirige com grande competência no Parque Ney Braga. Na animação da garotada, a Galinha Pintadinha, palhaços, a Peppa Pig e também será comemorado o aniversário do cavalinho Puff. Papai Noel também chegará trazendo presentes para todos. E além disso, doces, bolo e brinquedos como a cama elástica,a arena inflável e a piscina de bolinhas. O início está marcado para as 13 horas. A festa do Puff será às 15 horas e Papai Noel chegará às 16 horas.

Do próximo dia 30 até o dia 5 de dezembro, grupo de 10 agentes de viagens de Londrina e região, estará em Orlando, em viagem de capacitação a convite da ABT Operadora, em parceria com a Walt Disney World. O objetivo é vivenciar toda a magia dos famosos parques. E para dar o suporte necessário, os convidados serão acompanhados pela gerente de operações da ABT, Gabriela Santana, e pela diretoria Cristiana Pitol Grassano.
Cantata de Natal na Inesul está programada para o dia 3 de setembro, a partir das 19h15. À Avenida Duque de Caxias, 1.290, na sede central da instituição. É sempre uma apresentação que emociona a todos.






