Dalton e a água do Rio Tibagi
Londrina perdeu ontem o médico e ex-prefeito Dalton Paranaguá, que no último dia 12 de junho fez 87 anos. Há alguns anos já vinha com problemas de saúde, ele que teve como lema de sua campanha eleitoral "A saúde do povo é a suprema lei". Ele que criou o Hospital Municipal de Saúde, que depois que ele deixou de ser prefeito, acabou sendo desativado. Ele que foi também secretário estadual da Saúde, no governo de Paulo Pimentel. Dalton Paranaguá que ajudou Orlando Mayrink Goes, secretário da Fazenda, a convencer o governador a criar a UEL e, as universidades de Maringá e de Ponta Grossa. E foi de Dalton Paranaguá a ideia de captar a água do Rio Tibagi, para Londrina. Ideia que foi levada avante pelo seu ex-líder na Câmara Municipal, o hoje senador Álvaro Dias, que quando governador do Estado, concretizou a ideia, via Sanepar.
Moringa Fresca - Ele foi apelidado por amigos como o "candidato moringa fresca", pois durante a campanha, só falava no futuro da cidade, sem criticar as demais candidaturas de seus amigos Olivir Gabardo, pelo MDB, e Mário Stamm, pela Arena. Dalton ganhou a eleição em 30 dias de campanha. E em homenagem à moringa fresca, tipicamente um objeto piauiense, onde ele nasceu, construiu o ginásio de esportes da cidade e deu-lhe o nome de Moringão. Foi inaugurado com um torneio internacional de seleções de futebol de salão da Argentina do Brasil, Paraguai e Uruguai.
Dalton, o londrinense - Ele, o seu amigo Orlando Mayrink Goes, e o também saudosos professor Heber Soares Vargas e o jornalista João Milanez, da FOLHA, trabalharam para que o médico Ascêncio Garcia Lopes fosse nomeado como primeiro diretor da Faculdade Estadual de Medicina de Londrina e depois primeiro reitor da UEL. Quando Paulo Pimentel deixou o governo estadual, o presidente da República, já no regime militar, nomeou o deputado federal de Maringá, Haroldo Leon Peres, como governador do Paraná. Quando Ascêncio Garcia Lopes foi a Curitiba para audiência com Leon Peres, e cobrou o que Londrina tinha de direito, para o curso de medicina e para a universidade, o governador não atendeu as reivindicações dos londrinenses e ligou para o prefeito Dalton Paranaguá, informando que iria demitir Ascêncio da reitoria. Dalton respodeu-lhe o seguinte: então governador, o senhor venha a Londrina, por favor, para pegar também a chave da Prefeitura, que foi lhe entregar. Tome conta de tudo. Leon Peres voltou atrás, não demitiu Ascêncio e passou a respeitar mais esta cidade. Que Deus tenha Dalton Paranaguá, um médico amigo, que ajudou muita gente em sua profissão no Hospital Evangélico, onde foi seu diretor clínico.




Aniversariando!

O industrial Jorge Rudney Atalla, a pecuarista Luciana Rodrigues Moreira, o médico e fazendeiro Luis Gulherme Braga Gimenez e Paulinho Moura, agente de seguros, comemoraram aniversários no último dia 25.


Imagem ilustrativa da imagem Social - Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Leticia Gomes e Sara Carraro marcaram presenças no lançamento do Hight Tea em Londrina.



Hotéis do Rio de Janeiro e de São Paulo estão entre os menos limpos do mundo, de acordo com ranking internacional a respeito. É o que temos!


Imagem ilustrativa da imagem Social - Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O professor Joani Teixeira foi escolhido para paraninfar os formandos de 2014 da Unespar, campus de Campo Mourão. A escolha foi do conselho de professores e coordenadores da instituição. A solenidade acontecerá em fevereiro vindouro. Joani está na foto com sua esposa, a professora Dircélia Teixeira.



A estilista londrinense Mônica Negreiros vai inaugurar sua primeira loja em Curitiba, dia 4 de setembro, às 18 horas, no Park Shopping Barigui. Ela e o personal stylist Yan Acioli lá estarão. Ele dará consultas de estilo às convidadas que solicitarem sua atenção. A marca registrada da grife nasceu em 1996, na parceria de Clayton Herpich e Mônica Negreiros.


Imagem ilustrativa da imagem Social - Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O advogado Albertino de Lima Junior, o cirurgião dentista Helder Hideaki Hirabara e o empresário Celso Esper, em momento de confraternização no Londrina Golfe Clube e desfrutando a bela paisagem com a florada dos Ipês amarelos ao fundo.



O seminarista Dirceu Juior dos Reis informando que aconteceu em Alvorada do Sul, no último dia 23, o I Vocare (A vocação), promovido pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O evento contou com exposições, teatrinhos, danças, sorteios e orações. Mais de 400 jovens e crianças participaram, lotando o Centro Cultural daquela cidade. O objetivo foi oferecer aos participantes momento e ambiente para profundo discernimento vocacional em harmonia como o ano vocacional, que está sendo celebrado em todas as paróquias da Arquidiocese de Londrina.


Imagem ilustrativa da imagem Social - Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Em Tamarana
No passeio ciclístico de Tamarana, as presenças das amigas Valquiria Domingues, Leticia Prado, Rosana Thomé e Simone Prado. O evento foi um grande sucesso e os organizadores esperam realizar um outro ainda em setembro próximo.



O Hoftalon e a Regional de Saúde irão promover sábado, dia 30, das 7h às 12h, o mutirão de triagem de cataratas para as pessoas com mais de 55 anos. Será na sede da Aliança Cultural Brasil Japão e irá atender a população de 11 municípios da área de abrangência da região. A catarata é um distúrbio provocado pela perda de proteínas do cristalino, que fica opaco, a partir dos 45 anos de vida. O mutirão de triagem será efetuado em duas etapas, para atender a todos os interessados. Haverá um outro mutirão, já marcado para o dia 13 de setembro, na sede da AABB em Londrina.


Imagem ilustrativa da imagem Social - Oswaldo Militão
| Foto: Rubem Vital/Divulgação
Os professores e equipe pedagógica do Colégio Londrinense foram à Facamp, em Campinas, sábado último, onde participaram de seminário de atualização de todo o material do Anglo nas áreas de Humanas e Exatas. Estão na foto os professores José Donizetti de Oliveira, Rosane Ferreira Gomes, Liléia Maria Buttini, Tiago Luziano, Ricardo Fernandes, Rafael Santos Ferreira, Vinicius Montai, Keila Machado e Carlos Henrique Duarte.