Sobrecarga é o grande vilão
Segundo a presidente da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), Ana Maria Rossi, a causa mais comum de estresse é a sobrecarga de tarefas dentro das empresas. De um universo de mil profissionais entrevistados pela associação, em São Paulo e em Porto Alegre, 62% apontaram que sofrem com a falta de tempo. Em segundo lugar vem o medo da demissão (56% dos entrevistados) e em terceiro (41% dos entrevistados), a falta de autonomia para tomar decisões, apesar do excesso de responsabilidade.
Isto resulta em vários problemas de saúde. Os principais são dores musculares (86% dos casos), distúrbios do sono (38%) e problemas gastrointestinais (26%). Ana Maria observa que existem duas formas de frear este perigoso processo. ''Uma diz respeito às empresas. Muitas adotam medidas paliativas, que aliviam, mas não resolvem os problemas. Os profissionais, por sua vez, não exercem a responsabilidade de preservar sua saúde e sua qualidade de vida, muitas vezes em nome do status e da manutenção do poder econômico.''
A Isma-BR é a mais antiga e respeitada associação (sem fins lucrativos) e a única com caráter internacional voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de estresse no mundo. (S.L.)





