Só IASP pode alterar projeto, diz secretário
PUBLICAÇÃO
sábado, 17 de janeiro de 2004
Luciano Augusto<br>Reportagem Local 
O secretário de Obras de Londrina, Aloysio de Freitas, afirmou ontem que apenas o Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp) teria autonomia para realizar adequações e solicitar a complementação de recursos ao projeto da Unidade de Internamento de Adolescentes (UIA), que está sendo construído na Zona Sul, ao lado da Casa de Custódia de Londrina. A afirmação foi uma resposta ao Centro de Direitos Humanos (CDH) local, que anteontem fez uma visita ao canteiro de obras e relataria a situação ao Iasp, apontando as mudanças que julga necessárias.
De acordo com o CDH, a obra não estaria de acordo com o que a lei exige para uma instituição construída para abrigar menores infratores. O CDH apontou, como exemplos, o fato de o banheiro ser comunitário e não oferecer privacidade aos internos e a canalização dos cubículos e a instalação elétrica do corredor que poderiam ser arrancadas e servir como arma. A vistoria foi feita, segundo o coordenador do CDH, Gelson Gil, para definir se a obra poderia ou não ser entregue sem a construção de muros laterais, parte essa incluída posteriormente ao projeto original.
Freitas afirmou que, inicialmente, estava prevista apenas a construção de um alambrado na área externa. Somente após a visita do ex-presidente do Iasp, Paulo Lima, em maio do ano passado, essa exigência foi incluída no projeto, junto com a previsão de pavimentação asfáltica no pátio e uma cisterna. Com mais coisas para fazer, os recursos disponíveis não foram suficientes. Falta, segundo o secretário municipal, uma complementação de verba da ordem de R$ 100 mil, o que já foi garantido pelo atual presidente do órgão, José Wilson. ''A cooperação do município é técnica'', explicou Freitas, completando que as readequações ao projeto feitas pelo CDH devem ser solicitadas apenas junto ao IASP.
A Folha procurou o IASP ontem mas o presidente estaria em viagem e só retornaria na próxima semana. A assessoria da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Promoção Social, informou que não tinha recebido o relatório do CDH até o final da tarde e, por isso, não iria comentar o assunto. A Secretaria estimou que a unidade deve ser inaugurada no mês de março.


