Sites do governo são desatualizados
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de janeiro de 2000
Giordani Rodrigues
Especial para a Folha
De Curitiba
Em 1999, o governo estadual reservou R$ 50 milhões do seu orçamento para a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), dos quais R$ 44 mil foram usados apenas para manutenção dos sites na Internet de órgãos ligados ao governo. A maioria desses sites, no entanto, está desatualizada há meses. O motivo principal é o simples desleixo dos setores responsáveis pelas atualizações. Não podemos atualizar as páginas se não recebemos as informações necessárias. Estamos fazendo um trabalho para os órgãos se motivarem, revelou Olga Maria Soares da Costa, coordenadora na Celepar do site do governo (http://www.pr.gov.br).
A situação é mais grave quando se trata de órgãos de grande interesse público, como o Procon. A única pesquisa de preços que havia era de pescados, datada de março do ano passado. O funcionário José Luís Abelardino disse que o site estava sendo reformulado, mas não soube explicar o porquê da falta de atualizações. Depois que a reportagem da Folha entrou em contato com o órgão, a pesquisa foi retirada do ar e nada foi colocado em seu lugar.
A homepage do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), (http://www.pr.gov.br/sema/iap.html) deveria divulgar informações como a balneabilidade das praias e a qualidade do ar em Curitiba. A última pesquisa sobre qualidade do ar disponível no site é de abril do ano passado.
Segundo informações do chefe da Assessoria de Planejamento do IAP, Eleutério Langowski, a balneabilidade é pesquisada a partir da segunda quinzena de dezembro. Até sexta-feira passada, contudo, não era possível obter nenhum dado a esse respeito. Coincidentemente, as tabelas foram colocadas no ar depois do contato da Folha com o órgão. Houve uma falha interna. Recebemos vários e-mails cobrando e já estamos criando um site mais moderno, afirmou Langowski.
Na seção de notícias do Detran (http://www.pr.gov.br/detran) consta a informação de que a página é atualizada constantemente. As últimas notícias que se encontram lá, porém, são de 23 de dezembro do ano passado. As estatísticas também estão defasadas, sendo as mais recentes de outubro de 1999.
Basta uma breve olhada nas páginas oficiais na Internet para se constatar que esses não são casos isolados. O Tribunal de Contas (http://www.pr.gov.br/tcpr/tcparana.html) publicou sua última notícia no dia 3 de março de 1999. No Conselho de Reestruturação e Ajuste Fiscal do Estado (Crafe), a última deliberação publicada é de fevereiro e pode ser conferida no endereço http://celepar6.pr.gov.br:2080/sepl/crafe/nsf/noticias. O acervo de livros da Biblioteca Pública do Paraná (http://www.pr.gov.br/celepar/seec/bpub) foi atualizado pela última vez em abril do ano passado.
Uma da homepages mais incompletas do governo é o da Assembléia Legislativa do Paraná (http://www.pr.gov.br/assembleia). Lá, não é possível ao contribuinte saber sobre projetos em andamento ou aprovados. A única informação que consta na página é a relação com o nome dos parlamentares e, mesmo assim, menos da metade possuem e-mail para contato.