Depois de três meses sem perspectiva de trabalho com carteira assinada, Marco Antônio Soares, 51, está esperançoso com uma vaga de emprego que surgiu durante suas pesquisas no portal do Sine/Agência do Trabalhador de Londrina. Com a carteira de trabalho em mãos, ele aguardava atendimento nesta segunda-feira (19) para atualizar o cadastro no sistema da agência. “Tenho visto muitas vagas só que nenhuma do meu perfil, mas agora surgiu esta oportunidade para trabalhar na área de controle operacional de um estacionamento e eu tenho anos de experiência nisso”, diz.

Marco Antônio Soares: "Surgiu uma vaga e eu tenho anos de experiência nesse setor"
Marco Antônio Soares: "Surgiu uma vaga e eu tenho anos de experiência nesse setor" | Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

Soares é um entre um contingente de 1, 2 milhão de pessoas que perderam seus postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2020. “Estava trabalhando na área de vigilância, mas veio a pandemia e a empresa encerrou em maio o contrato com mais de 30 funcionários”, comenta Soares, que se manteve durante este período com o seguro-desemprego e o trabalho informal de manutenção de notebooks.

Para conseguir o atendimento presencial, Soares precisou agendar com antecedência. O serviço está disponível na página do Sine Londrina na internet (acesse aqui), de segunda a sexta, a partir das 9h. Por conta do aumento das vagas de trabalho, a procura pelo serviço no espaço físico da agência cresceu. Segundo Elzo Augusto Carreri, responsável pela SMTER (Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda), para evitar aglomerações, são disponibilizadas 100 senhas para atendimento a cada dia.

“Para se ter uma ideia da procura, as senhas se esgotam logo na primeira hora de liberação. A procura está alta porque a oferta de trabalho está melhorando. Quem perdeu emprego nos últimos meses está de olho nas oportunidades, pois neste momento as empresas estão reorganizando o quadro de funcionários”, afirma.

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que todas as regiões brasileiras tiveram geração de emprego com carteira assinada no mês de agosto, resultando na abertura de 249.388 vagas. Em Londrina, Carreri cita que o saldo também foi bastante positivo em agosto, passando de 370 (em julho) para 1.200 novas vagas de trabalho.

“Hoje, temos 670 vagas abertas, com destaque para o setor de logística, transporte e expedição, seguido da construção civil que é uma área que agrega muito valor desde a planta até a mobília do apartamento, o teletrabalho com muitas vagas em call center, além das oportunidades em saúde, como para técnicos de Enfermagem”, detalha.

DE OLHO

Quem está de olho nesse mercado promissor, especialmente nas vagas na área de saúde é Leila Cristina Raimundo, que acaba de dar entrada no seguro-desemprego. Há mais de um ano ela atuava como cuidadora de idosos, colocando em prática o curso que estuda pela internet. “O plano agora é usar o seguro-desemprego, fazer algumas diárias para ajudar nas contas do mês e começar um curso de Técnico de Enfermagem em breve”, conta.

Ao falar sobre os planos profissionais, Raimundo faz questão de dizer que o incentivo do filho de 17 anos fez toda a diferença. “Fiquei 11 anos fora da escola e ele começou a me cobrar uma atitude, uma mudança e foi o incentivo que eu precisava”, diz.

Além dessas ocupações, Carreri lembra que a pandemia também impactou o setor de motos. Segundo ele, as vagas para mecânico e manutenção de motocicletas aumentou bastante durante a pandemia devido aos serviços de entrega. Outra área em destaque é o alimentício, com contratações em supermercados. “São setores vitais que estão sempre contratando”, diz.

Imagem ilustrativa da imagem Sine em Londrina oferta 670 vagas de emprego
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

SEGURO-DESEMPREGO

Ainda de acordo com Carreri, o fluxo de atendimentos relacionados ao seguro-desemprego também mostra um cenário mais otimista. “Na reabertura dos atendimentos presenciais, o movimento era grande porque havia muitas pendências a serem acertadas. Entre abril, maio e junho, atendíamos uma média de 250 pessoas a cada dia e agora, com esse número reduzido para 60, chegamos à nosso patamar normal, já esperado”, explica.

Os demais serviços do Sine, como Carteira Digital e Microcrédito (linha de financiamento da prefeitura municipal em parceria com a Fomento Paraná), estão disponíveis pelo site e funcionam 24h.

SERVIÇO - Os agendamentos são abertos diariamente, a partir das 9h, no endereço www.londrina.pr.gov.br/sine. O horário de funcionamento da agência é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.