Da Redação
O Sindicato das Classes Policiais do Paraná (Sinclapol) entrou na última segunda-feira com um pedido de prisão contra a secretária de Estado da Administração do Paraná, Maria Elisa Paciornik, por descumprir parcialmente a determinação judicial de suspender o desconto de 12% do Paranaprevidência na folha de pagamento da categoria. A petição foi encaminhada ao juiz Alexandre Fabiani, da 2ª Vara da Fazenda Pública, de Curitiba.
Segundo Luiz Bordenowski, presidente do Sinclapol, a Secretaria da Administração continuou descontando os 12% dos salários de aposentados com mais de 70 anos e também por invalidez, totalizando aproximadamente 500 policiais em todo o Estado. Eles tiveram o desconto – de cerca de R$ 180,00 por mês – nas folhas de julho e agosto. ‘‘É uma malvadeza que não tem tamanho. Esse pessoal ganha pouco, precisa de remédios e ainda tem esse prejuízo’’, comenta.
A assessoria de imprensa da secretaria da Administração afirmou que todos os procedimentos para devolver o dinheiro dos policiais já foram tomados. Conforme a assessoria, os descontos de maio e junho serão depositados em conta corrente judicial. Os de julho e agosto serão devolvidos em uma folha complementar.
A suspensão do desconto foi concedida pelo próprio juiz Fabiani, no dia 9 de julho, depois que o Sinclapol ajuizou na 2ª Vara uma ação cautelar inominada (quando o direito ainda está em discussão) contra o Paranaprevidência. Apenas os policiais aposentados acabaram prejudicados; os demais deixaram de ter o desconto. (Colaborou J.A.)

mockup