Umuarama A simulação de um acidente aéreo movimentou ontem à tarde o aeroporto Orlando de Carvalho, em Umuarama. Dezenas de curiosos foram ao aeroporto acreditando que se tratava de um acidente de verdade. O treinamento foi organizado pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Ari Ferreira. A simulação reuniu 15 soldados e 10 voluntários que fizeram o papel de ''vítimas''.
Os soldados cobriram a pista com espuma, tática usada para facilitar a aterrissagem de aeronaves com problemas no trem de pouso e socorreram as ''vítimas'' do acidente. Os caminhões-pipas e ambulâncias levaram 11 minutos para chegar ao aeroporto (distante cerca de 6 quilômetros do centro), tempo considerado pelo comandante. Ele pretende realizar outros treinamentos como incêndios em prédios e salvamentos na água.
O aeroporto de Umuarama recebe apenas pousos e decolagens de aeronaves particulares. O único vôo comercial para Curitiba, mantido pela empresa Cruiser Táxi Aéreo, foi suspenso no mês passado por falta de passageiros. A linha havia sido criada no final de 2001. Em anos anteriores, outras empresas criaram vôos comerciais para a capital, mas também desistiram devido à pouca procura. Nunca ocorreram acidentes no aeroporto local, mas o comandante do Corpo de Bombeiros quer seu pessoal preparado para atender qualquer eventualidade.

mockup