Simples e eficiente
Cerca elétrica, grades nas janelas e muro de três metros de altura. Nada disso impediu que a casa de Ivo Risério Pessoa, em um bairro da Zona Oeste de Londrina, fosse invadida por assaltantes em setembro do ano passado. Depois do susto, surgiu a solução que não exigiu investimentos em aparatos eletrônicos ou grandes modificações arquitetônicas: Ivo instalou uma pequena proteção de metal sobre o portão eletrônico, impedindo que a grade fosse erguida e retirada dos trilhos a maneira que os ladrões haviam encontrado para invadir a casa enquanto o aposentado viajava com a esposa.
Entrando pelo portão e arrombando duas portas, os ladrões tiveram acesso ao interior da casa, de onde levaram uma TV, um aparelho de som e objetos pessoais. O prejuízo só não foi maior porque o casal conseguiu recuperar o carro. ''Tínhamos a sensação de que a nossa casa era segura. De uma certa forma, foi bom que tenha acontecido. Ninguém se machucou e descobrimos uma falha de segurança'', disse Pessoa.
Além do reforço do portão, a casa ganhou alarme e cadeado nas portas. E a prova de que as medidas eram eficientes veio quatro meses depois do assalto: em fevereiro, durante uma nova viagem do casal, a residência sofreu uma nova tentativa de arrombamento. Desta vez, sem sucesso.
Ivo mostra-se atencioso a detalhes do perímetro da casa onde mora. Sabe, por exemplo, que a viela ao lado do muro facilita o trânsito de pessoas suspeitas. Foi exatamente por isso que a parede ganhou mais um metro de altura, há três anos. ''Antes roubavam roupas, utensílios de cozinha e até xampu. Agora diminuiu bastante'', conta. ''São medidas simples que não são totalmente eficientes, mas que já dificultam bastante a vida dos bandidos.''(Alan Maschio)





