O Paraná deve ter chuvas fortes, com muitos raios e rajadas de vento nesta terça-feira (14). Uma frente fria chegou ao Estado nesta madrugada e deve avançar por todas as regiões até o final da tarde. A combinação de altas temperaturas e formação de áreas de instabilidade favorece a formação de tempestades, condição prevista pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

Imagem ilustrativa da imagem Simepar prevê tempestades para esta terça-feira na região de Londrina
| Foto: Roberto Custódio

No início da tarde, as áreas de instabilidade favoráveis à formação de temporais se concentravam sobre a região dos Campos Gerais e se aproximavam do Vale do Ivaí, de onde deveriam avançar rapidamente em direção à Região Norte.

O meteorologista do Simepar Elizandro Jacobsen confirmou o risco potencial de tempestades para esta terça-feira, em todo o Estado. As chuvas começaram ainda de madrugada na Região Oeste, nos setores mais próximos a Santa Catarina. No decorrer do dia, a instabilidade avançou e deve se espalhar, atingindo todas as regiões até o final do dia, provocando pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento fortes. Ainda assim, no Noroeste e no Norte, as temperaturas seguem bastante elevadas. “A condição para temporais é mais severa hoje (terça-feira)”, disse o meteorologista.

CANCELAMENTO DE VIAGEM

A previsão de tempestade para esta terça-feira levou a Casa Militar do Paraná a orientar o cancelamento de viagens agendadas por secretários de Estado. O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, seguiu a recomendação e cancelou a visita que faria a Londrina nesta tarde. Ele havia confirmado presença no evento de lançamento do Cartão Futuro Paraná, que autoriza o pagamento de subvenção em contratos de aprendizagem para amenizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Em razão da ausência de Leprevost, o evento acabou cancelado. “Na rota de Curitiba para Londrina, está com bastante risco de tempestade mesmo. Em altitude é perigoso e se pegassem em linha reta, o avião teria que fazer um baita desvio”, explicou Jacobsen.

Imagem ilustrativa da imagem Simepar prevê tempestades para esta terça-feira na região de Londrina
| Foto: Roberto Custódio

QUARTA-FEIRA

Na quarta-feira (15), o tempo segue instável em todas as regiões do Paraná, com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, mas com menor risco para temporais. Os maiores acumulados estão previstos para a metade sul do Estado. Na região de Londrina, a previsão é de 24 milímetros de chuvas, com as temperaturas variando entre 20 e 34 graus. Na quinta-feira (16), a mínima deve cair para 15 graus e a máxima não deve passar dos 29 graus.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1