Osmani Costa
De Londrina
O relógio na parede da central de atendimento do Siate de Londrina marcava exatamente 14 horas, ontem, quando o telefone de chamadas de emergência – 193 – tocou estridente, mas uma única vez como sempre. Do outro lado da linha, o pedido de socorro: um jovem acabara de cair do telhado de uma lanchonete, no Jardim Leonor (zona oeste).
A ambulância dirigida pelo sargento da PM, Paulo Marques da Silva, saiu da central – na Vila Nova, área central – e chegou ao local do acidente em cerca de quatro minutos. Junto com Silva, foram outros dois socorristas da equipe de plantão permanente. ‘‘Felizmente, quando chegamos a vítima não estava desmaiada e já começava a se recuperar do susto. Fizemos a imobilização, para evitar possíveis traumas, e o encaminhamos para a Santa Casa para o atendimento’’, comenta Paulo da Silva, socorrista desde a implantação do Siate em Londrina, em junho de 96.
A vítima socorrida é Lucas Horácio, 18 anos, funcionário da lanchonete. Ele não sofreu fratura, passou por exames de praxe, teve algumas escoriações, ficou sob observação até o final da tarde, e depois recebeu alta médica do hospital. ‘‘Neste caso, obtivemos sucesso. O socorro foi rápido e a vítima felizmente se recuperou bem. Mas nem sempre é assim. Muitas vezes temos que conviver com o pior, com a tristeza da morte’’, ressalta o sargento do Siate.
Ele lembra que, no início da semana, foi obrigado a passar por esta dor. ‘‘Estava na equipe que prestou atendimento ao Emerson Sherten, no dia 1º, e que infelizmente faleceu na terça-feira no hospital. Ele também estava consciente na hora em que chegamos. Ainda conversou comigo. Para nós, é muito duro termos que passar por isto. Quando obtemos sucesso, recuperamos a pessoa para a vida, tudo bem. Mas conviver com a possibilidade da morte não é fácil. Graças a Deus, conseguimos ser fortes para resolver a maioria dos casos’’, comenta o sargento Paulo da Silva, 39 anos, casado e pai de três filhos.
É por causa de socorristas como ele, que o Siate foi homenageado na tarde de ontem pela Câmara de Vereadores com o Diploma de Reconhecimento Público, pelos importantes serviços prestados à comunidade. Afinal, nestes 3 anos e três meses de funcionamento, o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros já atendeu perto de 18 mil pessoas envolvidas nos mais diferentes tipos de acidentes na cidade. O grupo conta com seis ambulâncias, 75 socorristas, dez médicos, duas enfermeiras e sete auxiliares de enfermagem.

mockup