Siate atende 54 casos em Cascavel
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de julho de 1998
Paulo Pegoraro 
O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) de Cascavel atendeu, até ontem, 54 casos, principalmente em acidentes de trânsito. O Siate está em funcionamento desde 26 de junho e, até agora, não houve óbito de pessoas socorridas. Estatísticas indicam que dos óbitos resultantes de acidentes, 50% ocorrem instantaneamente, e a outra metade na primeira hora após o acidente, por complicações do quadro clínico dos acidentados.
Segundo o secretário municipal de Saúde, médico Lísias de Araújo Tomé, o custo mensal de manutenção da estrutura do Siate para o Município é de R$ 35 mil, com a folha de pagamento de 12 médicos, três enfermeiros e dois auxiliares, medicamentos e outros materiais.
O capitão Mascarenhas observa que não se deve tentar remover os acidentados, a não ser no caso de risco iminente de explosão, desabafamento ou outras situações que possam afetá-los, porque leigos em atendimento a trauma podem agravar ainda mais o quadro das vítimas ao tentar socorrê-las. A estimativa é de que os socorristas consigam reduzir em 90% a intensidade dos traumas em vítimas de acidentes de trânsito.
O secretário Lísias de Araújo Tomé observa que, com o atendimento rápido e prestado como se fosse em um pronto-socorro, com as ambulâncias especialmente equipadas, a sequência do atendimento em hospital consegue melhores resultados. O Hospital Regional de Cascavel é o principal local de recebimento dos traumatizados.


