Clube das Mães Unidas oferece cursos gratuitos de capacitação profissional
Clube das Mães Unidas oferece cursos gratuitos de capacitação profissional | Foto: Saulo Ohara


O Clube das Mães Unidas e o Grupo Chorus realizam uma campanha para arrecadar recursos e concluir a construção do centro cultural da entidade, localizada na zona leste de Londrina e que atenderá crianças e adolescente em situação de risco. O show beneficente "Vocal Solidário", que contará com a apresentação musical do grupo, será realizado no dia 24 de junho, às 20 horas, no Hotel Sumatra.

"É um evento que estamos esperando muito, para conseguirmos continuar a obra", afirma a voluntária Ignez Vidotti, que organiza o evento. "A gente quer ampliar o projeto com as crianças e adolescentes, que atualmente acontece só no sábado, por falta de mais espaço. Por isso queremos construir um centro cultural", justifica ela, que responsável pela brinquedoteca, onde o público infantil é atendido.

Segundo a voluntária, a ampliação do projeto e mudança de local (para a rua Girassol, 421) farão com que os participantes futuramente possam usufruir de mais atividades, como oficinas de música, dança e teatro. Atualmente, na brinquedoteca, as crianças têm à disposição um acervo de livros, aulas de violão e reforço escolar.

O Clube das Mães Unidas é uma entidade sem fins lucrativos e que presta assistência social a grupos familiares em situação de vulnerabilidade social. Localizada no prédio do antigo Mercado da Vila Ricardo, na rua Roseiral, a entidade conta com um espaço de aproximadamente 600 metros quadrados. São cinco salas para cursos gratuitos de capacitação profissional para pessoas acima de 16 anos, residentes em Londrina e prioritariamente, desempregadas ou já cadastradas em programas do governo. Atualmente, são ofertados os cursos de cabeleireiro, manicure, confeitaria, padaria, corte e costura, design de sobrancelha, manicure e cuidador de idoso, com duração variando de um mês a um ano.

A entidade foi fundada em 4 de agosto de 1980 por um grupo de mulheres do Jardim Marabá, com o objetivo inicial de conseguir uma creche. Depois de alguns anos,
a Associação Feminista de Assistência à Criança assumiu o projeto da creche. Em junho de 1989, o Clube das Mães Unidas mudou-se para o endereço atual e iniciou os trabalhos com adolescentes em contraturno escolar. Esse trabalho continuou até o ano 2000, quando os atendidos foram transferidos para a sede do Núcleo Espírita Irmã Sheila.

A partir disso, o clube passou a oferecer os cursos para capacitação profissional e hoje atende cerca de 200 pessoas ao mês. A entidade conta com apoio da prefeitura municipal, mas também se mantém através de doações, eventos solidários, bazar e rifas.

SERVIÇO – O show beneficente Vocal Solidário, com o Grupo Chorus, será realizado no dia 24 de junho, às 20 horas, no Hotel Sumatra. Ingressos estão à venda na rua Piauí, 737, Centro (Botica Magistral - Farmácia de Manipulação). Mais informações sobre o Clube Mães Unidas pelo telefone (43) 3325-6488.

Grupo alia música, dança e interpretação
O Grupo Chorus nasceu em 1992 na cidade de Presidente Prudente (SP), mas há 17 anos a sua sede é em Londrina. A direção artística é de Tânia Silveira e o grupo é composto por Miriam Hosokawa (soprano), Jerusa Leal (mezzo soprano), Érica Ribeiro (contralto), Tiago Fuganti (tenor), Tiago Chad (tenor) e Vinicius Batista (baritono).

O Chorus é um grupo vocal brasileiro que dedica-se a criar espetáculos que aliam música vocal, dança e interpretação cênica. Privilegiando a Música Brasileira de diversos gêneros e épocas, o grupo participa de inúmeros festivais e concursos de canto coral no Brasil e no exterior. O grupo dedica-se também a participar de eventos solidários.

Após se apresentar no Chile, Uruguai e Argentina, o Chorus participou do 6° World Choir Games em Shaoxing, China, onde conquistou o 1º lugar na categoria Música Popular. Em 2010, o grupo lançou o CD Brazilian Vocal, com clássicos do samba, choro, bossa nova e MPB. Em 2011, o grupo participou do 2° Grand Prix of Choral Music em Graz, na Áustria. (A.A.F.)

mockup