Duas pessoas que moram juntas podem usar o estado civil casado, ou esse estado só pode ser usado por quem oficializa a união em um cartório?

  Pa­ra o di­rei­to, es­ta­do ci­vil é a si­tua­ção de uma pes­soa em re­la­ção ao ma­tri­mô­nio ou à so­cie­da­de con­ju­gal.
  De acor­do com as ­leis bra­si­lei­ras, os pos­sí­veis es­ta­dos ci­vis são: sol­tei­ro(a) - ­quem nun­ca se ca­sou, ou que te­ve o ca­sa­men­to anu­la­do; ca­sa­do(a) - ­quem con­traiu ma­tri­mô­nio, in­de­pen­den­te do re­gi­me de ­bens ado­ta­do; se­pa­ra­do(a) ju­di­cial­men­te - ­quem não vi­ve ­mais com o côn­ju­ge (vi­ve em se­pa­ra­ção fí­si­ca de­le), mas ain­da não ob­te­ve o di­vór­cio, to­da­via ob­te­ve sen­ten­ça que de­cre­tou a se­pa­ra­ção ju­di­cial, ces­san­do, as­sim, os de­ve­res oriun­dos da so­cie­da­de con­ju­gal; di­vor­cia­do(a) - ­após a ho­mo­lo­ga­ção do di­vór­cio pe­la jus­ti­ça; e viú­vo(a) - pes­soa cu­jo côn­ju­ge fa­le­ceu.
  A ­união es­tá­vel, con­di­ção de con­vi­vên­cia en­tre pes­soas que não pos­suem im­pe­di­men­to ao ca­sa­men­to, é le­gal­men­te re­co­nhe­ci­da e con­si­de­ra­da co­mo en­ti­da­de fa­mi­liar não re­gis­tra­da.
  Ape­sar de le­gal­men­te re­co­nhe­ci­da, a ­união es­tá­vel não es­tá de­fi­ni­da na le­gis­la­ção bra­si­lei­ra co­mo um es­ta­do ci­vil. ­Quem as­sim vi­ve, por­tan­to, não é obri­ga­do a iden­ti­fi­car-se co­mo tal e de­ve de­cla­ra-se sol­tei­ro, se­pa­ra­do, di­vor­cia­do ou viú­vo, de­pen­den­do de ca­da ca­so.

­João Fe­li­pe Bar­ros de Al­bu­quer­que - ad­vo­ga­do (Lon­dri­na)

mockup