Uma pessoa que desiste de pagar um consórcio deve esperar o fechamento do grupo para receber o reembolso?

  A Tur­ma Re­cur­sal Úni­ca do Pa­ra­ná, re­cen­te­men­te, uni­for­mi­zou seu en­ten­di­men­to de que os con­sor­cia­dos que in­ter­rom­pe­ram, de­sis­ti­ram ou até mes­mo res­cin­di­ram o con­tra­to de con­sór­cio de bem imó­vel an­tes de seu tér­mi­no jun­to à agên­cias con­sor­cia­do­ras com pra­zos aci­ma de 100 me­ses não de­vem es­pe­rar o tér­mi­no ou fe­cha­men­to do gru­po pa­ra re­ce­bi­men­to das quan­tias de­sem­bol­sa­das. De­vem ser reem­bol­sa­dos de ime­dia­to da quan­tia pa­ga, cor­ri­gi­da des­de a da­ta do pa­ga­men­to, e acres­ci­da de ju­ros de mo­ra de 1% ao mês des­de a ci­ta­ção.
  Com is­so, a Tur­ma Re­cur­sal Úni­ca re­vo­gou seu en­ten­di­men­to an­te­rior ex­pres­so no enun­cia­do 01, de que a de­vo­lu­ção dos va­lo­res pa­gos pe­lo con­sor­cia­do de­sis­ten­te ou ex­cluí­do pe­las ad­mi­nis­tra­do­ras de con­sór­cio de­ve­ria ser fei­to em até 30 ­dias, ­após o en­cer­ra­men­to do gru­po. Es­sa po­si­ção se coa­du­na co­mo Enun­cia­do 109, do Fó­rum Na­cio­nal dos Jui­za­dos Es­pe­ciais (Fo­na­je), que men­cio­na ser abu­si­va a cláu­su­la que pre­vê a de­vo­lu­ção das par­ce­las pa­gas à ad­mi­nis­tra­do­ra de con­sór­cio so­men­te ­após o en­cer­ra­men­to do gru­po. A de­vo­lu­ção de­ve ser ime­dia­ta, os va­lo­res atua­li­za­dos des­de os res­pec­ti­vos de­sem­bol­sos e os ju­ros de mo­ra com­pu­ta­dos des­de a ci­ta­ção.
  An­tes o en­ten­di­men­to se di­ver­gia, e as de­ci­sões ­eram no sen­ti­do de que o con­sor­cia­do so­men­te re­ce­be­ria ­tais va­lo­res de­sem­bol­sa­dos 30 ­dias ­após o en­cer­ra­men­to do gru­po.
  Im­por­tan­te fri­sar que a quan­tia so­men­te se­rá de­vol­vi­da ime­dia­ta­men­te ao con­sor­cia­do se hou­ver pro­vo­ca­ção das ins­ti­tui­ções atra­vés do Ju­di­ciá­rio, sen­do cer­to que o en­ten­di­men­to men­cio­na­do aci­ma é da Tur­ma Re­cur­sal Úni­ca do Es­ta­do do Pa­ra­ná, e que al­guns dos juí­zes dos Jui­za­dos Es­pe­ciais Cí­veis da Co­mar­ca de Lon­dri­na di­ver­gem des­te sen­ti­do.
Fá­bio Lou­rei­ro Cos­ta – ad­vo­ga­do (Lon­dri­na)

mockup