Kraw PenasVerduras de legumes são lavados, cortados e embalados em porções que facilitam o preparo das refeições
A necessidade de facilitar a vida das pessoas que não têm tempo para cozinhar fez surgir um novo mercado que cresce a cada dia. E não são só as empresas que estão investindo para atender esse novo público. Muitas mulheres que já sentiram na pele a dificuldade em ter opções de alimentos já preparados, também estão ganhando dinheiro explorando o setor.
Na Grande Curitiba, a Fresh Salad foi a primeira empresa a colocar nas prateleiras dos grandes supermercados hortigranjeiros beneficiados. A idéia surgiu há dois anos, depois de quase cinco décadas trabalhando no ramo de atacado de verduras e legumes. Mas hoje ela já enfrenta a concorrência de novos estabelecimentos que estão se instalando na região, segundo Marcelo Abrahão Amedem, que administra a empresa junto com o pai. ‘‘É um mercado bom, mas que exige muito trabalho’’, explica.
A Fresh Salad fornece 41 produtos já lavados, cortados e higienizados. Seus principais clientes são cozinhas industriais, restaurantes e supermercados de todo o Sul do País. Amedem diz que o mercado está crescendo porque os brasileiros estão descobrindo as facilidades desses produtos que ajudam a economizar tempo e até dinheiro, porque evita desperdícios.
Mas o interesse, segundo ele, ainda é pequeno se comparado a outros países, como os Estados Unidos, onde a população costuma comprar os produtos com maior frequência. O empresário diz que os alimentos beneficiados são destinados para a classe média. ‘‘É para pessoas que trabalham fora e não têm tempo para cozinhar’’, comenta.
A culinarista Karin Matsukura também percebe o fortalecimento do mercado. Ela dá aulas de culinária há seis anos e diz que entre seus alunos sempre há pessoas que querem aprender ou aperfeiçoar alguns pratos para comercializar. ‘‘Elas vendem principalmente para pessoas que trabalham fora’’, diz. Entre os principais clientes estão dentistas, médicos e outros profissionais que moram geralmente em flats e que só utilizam o forno microondas para preparar as refeições.(A.R.)

mockup