Sete unidades estão danificadas
Das 54 câmeras adquiridas pela prefeitura em novembro de 2008, sete estão inoperantes por falta de conserto. A informação é do Secretário de Defesa Social, Joaquim Antônio Melo, que explicou que os equipamentos devem ser enviadas para o Rio de Janeiro. Ele não quis dar um prazo para o conserto, alegando que isso depende da fornecedora. ''Não acredito que demore'', garante o secretário.
Ele diz que os resultados obtidos até agora com o equipamento de vigilância foram bons. ''A gangue da marcha a ré foi presa com o auxílio das imagens das câmeras de monitoramento'', exemplifica, se referindo ao grupo que usava carros para arrombar estabelecimentos comerciais.
O secretário conta que dois guardas municipais são responsáveis pelos monitores aos quais as câmeras estão conectadas. ''Esse equipamento tem tecnologia avançada na qual o equipamento é programado para focar automaticamente diante de uma situação'', conta. Ele diz que se alguém fechar um cruzamento a câmera automaticamente detecta isso.
Melo conta que as 400 câmeras que a prefeitura anunciou serão instaladas principalmente em rotas de fuga para que se possa perseguir alguém em tempo real. ''Todos os locais serão pontos que tenham um certo fluxo de pessoas e que tenham incidência de crimes alta'', afirma.





