Londrina
Sete dos 15 presos que fugiram do 3º Distrito Policial de Londrina (zona oeste) continuam foragidos. A fuga aconteceu na tarde de quinta-feira, durante o horário de visita. Quinze presos quebraram os dois cadeados da porta de acesso ao pátio e fugiram pulando os muros da delegacia com ajuda de uma teresa.
As polícias Civil e Militar iniciaram as buscas logo em seguida. Oito presos foram recapturados. O delegado do 3º DP, Jorge Barbosa, disse que agora o trabalho a ser feito é de investigação. ‘‘Eles já sumiram.’’
Segundo Barbosa, todas as delegacias do Paraná foram avisadas. ‘‘Agora estamos trabalhando com dados e informações.’’ O delegado acredita que todos serão recapturados. ‘‘Só tem um que é de outro Estado. Os outros devem estar por aqui.’’
A fuga dos presos do 3º DP gerou um clima de revolta entre os moradores da região. Eles reclamam da insegurança provocada pelas constantes fugas, revoltas e rebeliões que acontecem na delegacia. Só neste ano foram três fugas e uma rebelião.
Durante a fuga, alguns presos pularam o muro do 3º DP e tiveram acesso à rua passando pelo pátio da escola estadual Kazuko Ohara. Isso provocou pânico entre os alunos que estavam entrando na escola. Segundo uma aluna, os fugitivos passaram ao seu lado e gritaram para ela calar a boca. Os pais de alunos da escolas querem a retirada dos presos do local. ‘‘Não temos sossego, nem segurança. Tenho medo de mandar meus filhos para a escola’’, diz Irabeni Fernandes de Oliveira.
A diretora da escola, Enediméia Regina Martins Rodrigues, suspendeu as aulas de quinta-feira e de ontem. ‘‘Não podemos mais colocar a vida dos nossos alunos em risco’’, argumenta. ‘‘O secretário estadual de Segurança veio até aqui, no mês passado, disse que ia resolver o problema e até agora nada.’’
Ontem à noite os pais de alunos, professores, representantes da associação de moradores e o delegado Joaquim Melo - também do 3º DP - iriam reunir-se na escola para decidir o que será feito. ‘‘Tem pais que prometem não mandar mais os filhos para a escola’’, conta Enediméia Rodrigues.

mockup