A secretaria municipal de Defesa Social de Londrina está implantando um novo sistema de monitoramento em praças e outras áreas de lazer. Inicialmente, o projeto viabilizou a instalação de câmeras neste mês de março em duas praças, no Jardim Alvorada, próximas à Unidade Básica de Saúde (zona oeste); e no Residencial Acquaville, ao lado da Escola Municipal Roberto Alves Lima Junior (zona leste). Além disso, a secretaria pretende colocar totens de segurança em sete áreas públicas.

O totem de segurança, que já foi implantado na Praça Dom Pedro I (zona oeste), é uma iniciativa conduzida pela parceria da Defesa Social com a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD). A estrutura é conectada às câmeras da Central de Videomonitoramento da GM e sistema Wi-Fi. Possui tecnologias de reconhecimento facial e Botão de Emergência, que pode ser acionado pela população para acionar a GM.

“O monitoramento pode ser feito com a viatura e pessoal, ter o totem ou as câmeras. Nas praças mais emblemáticas estamos adotando o totem pois, embora seja um equipamento mais caro, ele dá retorno, como a gente fez e já testou na praça Dom Pedro. E outros sete locais receberão o mesmo modelo de equipamento”, detalho o secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos.

Os próximos locais a contarem com os totens de segurança são o Complexo Esportivo do Maria Cecília (zona norte), Centro de Artes e Estudos Unificados do Jardim Santa Rita (zona oeste), Anfiteatro do Zerão, Praça da Bandeira, Bosque Central (todos na região central), Praça do Acquaville (zona leste) e a rotatória no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Maringá (zona oeste).

900 CÂMERAS

Sobre as câmeras, Ramos que os equipamentos nas praças são acompanhados pelos agentes na Central de Videomonitoramento. “A ideia é otimizar o patrulhamento para locais onde tenha indícios de crime, ou aglomeração de pessoas, não necessariamente crimes. No caso da praça do Alvorada, nas sextas-feiras à noite ocorre a Feira da Lua, e esse é um momento que a gente pode prestigiar com monitoramento por câmera e com viatura”, exemplificou.

Novo sistema de monitoramento inclui a instalação de câmeras, como a realizada na Praça do Acquaville
Novo sistema de monitoramento inclui a instalação de câmeras, como a realizada na Praça do Acquaville | Foto: Gustavo Carneiro

As câmeras, assim como os totens, fazem parte do Plano de Segurança das Praças, que pretende expandir de 450 para 900 o número de câmeras distribuídas pela cidade, priorizando as 50 praças públicas que possuem o maior número de registros ou ocorrências no banco de dados da Guarda Municipal.

“Esse tipo de atividade que estamos implementando complementa o trabalho que já fazemos nos próprios públicos, e que já é feito em quase todas as escolas, onde apresentou um resultado altamente positivo. Nas escolas onde temos monitoramento, tanto por alarme como por câmera, chegamos praticamente ao nível zero de ocorrências”, afirmou o secretário.

FLAGRANTE

E, por meio do novo monitoramento, na madrugada desta sexta-feira (24), foi possível impedir uma tentativa de furto na UBS do Alvorada, que resultou na prisão do suspeito. A equipe do monitoramento da GM identificou pelas câmeras que um homem circulava próximo à UBS. E ao notar que ele tentava cortar as fitas de sustentação da tenda instalada em frente à unidade, agentes acionaram a equipe responsável pelo patrulhamento na região. O homem foi preso e encaminhado para a delegacia de plantão, portando uma faca e as catracas de sustentação da tenda.

ACIONAR A GM

O secretário municipal de Defesa Social frisou a importância de a população acionar a Guarda Municipal, seja pelo telefone 153 ou via aplicativo 153 Cidadão, sempre que necessário. Os dados obtidos pelos atendimentos geram dados e estatísticas que indicam os pontos da cidade com maior necessidade de monitoramento, e que acabam sendo priorizados nesses projetos.

“Para a instalação das câmeras e dos totens levamos alguns critérios em consideração. Primeiro, o volume de ocorrências e de reclamação que recebemos, desde uso irregular do espaço ou cometimento de crimes, como uso ou tráfico de drogas. Outro elemento importante é o número de ligação da comunidade, que leva até a GM sua reclamação." (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1