Imagem ilustrativa da imagem Sesc promove campanha virtual de combate à dengue
| Foto: iStock

A pandemia de Covid-19 criou um cenário devastador no sistema público de saúde nacional. Com os hospitais e UPAs lotados em todos os cantos do país e pessoas contaminadas pelo novo coronavírus aguardando pela desocupação de leitos a espera de quem necessita de atendimento médico para resolver outros problemas de saúde menos urgentes tende a ser grande. Com o objetivo de evitar que esse cenário se agrave ainda mais, o Sesc-PR criou uma campanha virtual que visa evitar a proliferação dos casos de dengue no Estado.

Trata-se da Campanha Digital de Combate à Dengue, criada com o objetivo de transformar cidadãos paranaenses em Agentes de Caça ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. “Para participar dessa iniciativa basta baixar o aplicativo do Sesc PR pelo celular e fazer um cadastro básico com nome, data de nascimento e cidade onde mora. Após preencher o cadastro, a pessoa que encontrar um possível foco da dengue deve fazer uma foto de qualquer local antes e depois da retirada do objeto que pode servir de criadouro do mosquito, como copos, garrafas e outros itens. As fotos devem ser encaminhadas pelo aplicativo. As pessoas e as cidades onde elas residem vão acumulando pontos a cada ação realizada e no final da campanha ganharão prêmios, como troféus e medalhas”, informa Maria Fernanda Vetrone, técnica de atividades em saúde do Sesc Londrina- Centro.

Ela destaca que a retirada de objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue deve ser feita com segurança. “A recomendação é que as pessoas usem luva, coloquem esses objetos em sacos plásticos e depois os levem até uma lixeira da prefeitura ou descartem no lixo de suas residências”, orienta.

Vetrone informa que durante o período de realização da campanha virtual, que teve início em março e deve ser encerrada no final de abril, todos os participantes poderão acompanhar pelo site do Sesc-PR (www.sescpr.com.br) o ranking atualizado com o nome e a ordem de classificação das pessoas e das cidades envolvidas na iniciativa.

Até a manhã de terça-feira (30), o município de Matelândia estava em ocupando o primeiro lugar na disputa, seguido de Medianeira e Assis Chateaubriand. Londrina aparecia na 37ª colocação. “Contamos com a colaboração de todos os londrinenses e moradores de todas as cidades paranaenses para ajudar nesta questão tão importante que pode ajudar a não sobrecarregar aidna mais o sistema público de saúde do Estado”, enfatiza.

SERVIÇO - Mais informações sobre a Campanha Digital de Combate à Dengue podem ser obtidas no www.sescpr.com.br/contradengue.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1