Servidores protestam no Dia do Trabalho
PUBLICAÇÃO
sábado, 30 de abril de 2005
Luciano Augusto<br> Reportagem Local 
Os servidores municipais de Londrina decidiram inovar na comemoração do Dia do Trabalhador. Ontem pela manhã, eles iniciaram uma caminhada ao redor da praça que divide os três poderes, que só vai ser encerrada às 10 horas de hoje. A manifestação é um protesto contra a postura da Prefeitura de não negociar com a categoria os reajustes salariais pretendidos. Ao todo, serão 24 horas de uma mobilização que busca ''sensibilizar'' a sociedade londrinense em favor das causas do funcionalismo.
De acordo com o presidente do Sindicado dos Servidores Municipais (Sindserv), Marcelo Urbaneja, essa forma de manifestação é uma reação ''à intransigência da atual administração que se nega a negociar com o servidor e não reconhece os direitos dos trabalhadores'' e pelo menos 30 servidores por hora deverão se revezar na caminhada ao redor da praça que fica em frente à Prefeitura. ''Temos que sensibilizar a sociedade londrinense porque vivemos no engano de que existe equilíbrio financeiro (nas contas municipais) e isso não acontece'', apontou o sindicalista. O sindicalista disse que a Prefeitura tem uma dívida de cerca de R$ 50 milhões com os servidores. Nesta conta estão incluídos os 21% de reposição salarial exigidos pela categoria, licenças-prêmio e horas extras não pagas.
Para Urbaneja, a negociação dos servidores com a Prefeitura, que resultou infrutífera mesmo depois de um mês de greve, não foi desgastante e a categoria está fortalecida pela decisão da Justiça de não permitir o desconto de oito dos 31 dias não trabalhados durante a greve. A assessoria do prefeito Nedson Micheleti (PT) informou que o Executivo irá recorrer do posicionamento do Tribunal de Justiça e só depois disso deverá retomar as negociações com os servidores.
Curitiba - O Dia do Trabalhador vai ser comemorado com atraso em Curitiba. A programação de Primeiro de Maio começa no dia 9, com palestras e exposições voltadas para o trabalhador paranaense. As palestras serão promovidas pelo Centro de Escolarização de Jovens e Adultos (CEBJA) e terão como tema a empregabilidade, no intuito de orientar o trabalhador na hora de buscar um emprego. As atividades serão realizadas a partir das 19h, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 7719, no Boqueirão.
Na Câmara Municipal, a homenagem foi antecipada para sexta-feira. Trabalhadores de vários sindicatos receberam certificado de congratulações. O evento teve como palestrante o delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, que falou sobre a situação dos trabalhadores no Paraná e as políticas sociais que vêm sendo adotadas pelo governo federal, como a de cooperativas solidárias, a reforma sindical, o programa familiar, o plano de qualificação dos trabalhadores, além das linhas de créditos abertas para pequenos empresários. A Força Sindical fez uma manifestação ontem, no centro de Curitiba. Foi um protesto pedindo melhores condições para os trabalhadores brasileiros. (Colaborou Luciana Pombo)


