HU tem ala de retaguarda para casos de coronavírus
HU tem ala de retaguarda para casos de coronavírus | Foto: Foto: AEN

O HU (Hospital Universitário) de Londrina publicou nesta quinta-feira (31), em suas redes sociais, um vídeo com mensagens dos servidores, em que apelam para a população se cuidar diante do aumento de casos de Covid-19, principalmente neste período de festas. A média móvel de confirmações está crescendo dia após dia na cidade, chegando a 268,9 nesta véspera de Ano Novo. O número de mortes passa dos 435.

Na gravação, os funcionários alertam que o coronavírus “não saiu de férias” e que os leitos exclusivos para atendimento da doença estão lotados. “Desde o início da pandemia nunca estivemos tão lotados. Preservem suas famílias, amigos. Vamos evitar a disseminação para que todos possam curtir as próximas festas”, pediu Fátima Ruiz, chefe de enfermagem do hospital de retaguarda. “Nossos pacientes estão cada vez mais graves acometidos pela Covid. Faça sua parte”, alertou Percival Guimarães, chefe em exercício da UTI adulto.

Maior hospital público do Paraná, o HU é a referência para casos suspeitos e positivos da Covid-19 para uma macrorregião que contempla mais de 90 municípios. A taxa de ocupação das vagas para tratamento da doença na instituição até o final da manhã desta quinta, de acordo com atualização da Sesa (Secretaria de Estado de Saúde), é 77% nos leitos de UTI e 90% dos quartos de enfermaria. No início de dezembro, a unidade reativou 45 leitos para o cuidado de pessoas acometidas pelo vírus.

Com uma pandemia que assola Londrina desde março, os profissionais de saúde também se veem esgotados e doentes. “Cuide de nós, para que possamos cuidar de vocês. Estão cansados, sobrecarregados e doentes. Um profissional de saúde retorna em torno de 30 dias. Não adianta ter leitos e não ter profissionais para cuidar dos pacientes. Neste final de ano faça diferente, vai durar pouco. Seja solidário”, advertiu em mensagem no vídeo o médico pneumologista Alcindo Cerci Neto.